Folha de S. Paulo


Manifestantes ocupam Ministério da Agricultura; protestos atingem outros Estados

Um grupo de manifestantes ocupa desde a madrugada desde quarta-feira (16) a sede do Ministério da Agricultura, em Brasília.

Entre os manifestantes estão integrantes do MST (Movimento dos Sem Terra), pescadores e trabalhadores de áreas atingidas por barragens.

Eles reivindicam a desapropriação de terras para a reforma agrária, uma política econômica de crédito para os camponeses e a renegociação e solução definitiva das dívidas.

Os manifestantes impedem a entrada dos funcionários e dizem que só deixarão o local após serem recebido pelo ministro da Agricultura, Antonio Andrade (PMDB).

PELO PAÍS

Desde segunda-feira (14), trabalhadores ligados a várias organizações sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Via Campesina, o Movimento dos Atingidos por Barragens, o Movimento dos Desempregados, o Movimento dos Pequenos Agricultores, a Federação dos Metalúrgicos e o Levante Popular da Juventude, promovem em vários Estados a Jornada de Lutas por Soberania Alimentar, que vai até a próxima sexta-feira (18).

Em Goiânia, camponeses também ocupam os prédios da Secretaria da Fazenda e da Superintendência Federal da Agricultura desde as 6h desta quarta. A mobilização é feita pelo Movimento Camponês Popular, o MST e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado.


Endereço da página:

Links no texto: