Folha de S. Paulo


'Sempre serei uma aluna do mundo', diz Dilma ao rebater críticas

Um dia depois de mandar seus adversários "estudarem o Brasil" , a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (15) que "não acredita naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo".

A afirmação foi uma resposta à ex-ministra Marina Silva, que, ironicamente, afirmou que 'difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar.'

Dilma prepara plano para agricultura 'verde'
Presidente tuíta até durante entrevista ao vivo a rádios
'Difícil é quem acha que não tem mais o que aprender', diz Marina

"Acredito que a gente nunca para de aprender, aprendemos sempre, aprendemos com as outras pessoas, aprendemos estudando. Não acredito naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo ou que já aprenderam tudo. Serei sempre uma aluna do mundo", disse a presidente em sua conta oficial no Twitter.

Na segunda-feira (14), Dilma já havia criticado seus opositores. Em viagem a Itajubá (MG), disse que não está de "salto alto" em relação à eleição, mas recomendou que seus prováveis adversários na disputa "estudem" para ter propostas para o país.

"Acredito que as pessoas que querem concorrer ao cargo têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando", afirmou Dilma.

Em resposta à petista, Marina, segunda colocada nas pesquisas para o Planalto, retrucou, horas mais tarde, no Recife.

"Ela [Dilma] deu um conselho de professora. Eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa. Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar", disse Marina.

Jorge Araújo-14.out.13/Folhapress
A presidente Dilma durante solenidade cd inauguração de fábrica em Itajubá (MG)
A presidente Dilma durante solenidade de inauguração de fábrica em Itajubá (MG)

DIA DO PROFESSOR

Dilma também voltou a citar o personagem do escritor português Luís de Camões, o Velho do Restelo, numa referência aos críticos de seu governo. Ela citou a data, que homenageia os professores e disse que foram eles que a ensinaram quem é o personagem "ícone do mau agouro".

"Quero neste dia homenagear os meus professores do Colégio Estadual Central, de BH, que me abriram as portas para literatura", tuitou. "Lá no Colégio Estadual Central fui apresentada ao Velho do Restelo, personagem de Camões, ícone do mau agouro. A vida me ensinou a enfrentar e superar os Velhos do Restelo, que sempre apostam no quanto pior melhor."

Cerca de quatro meses atrás, Dilma, que vivia sob críticas a respeito da condução da política econômica do governo, citou o personagem ao dizer que havia "leviandade política" da parte de quem dizia que o país estaria em crise.

"Durante muito tempo na história do nosso país, muitos velhos do Restelo apareceram nas margens das nossas praias. Hoje, um velho do Restelo não pode, não deve, e eu asseguro para vocês, não terá a última palavra no Brasil", disse, à época.


Endereço da página:

Links no texto: