Folha de S. Paulo


Marina se apoia em Campos e é questionada sobre críticas ao agronegócio

Em palestra a empresários nesta quinta-feira (10), a ex-senadora Marina Silva, recém-filiada ao PSB, exaltou a aliança firmada com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para a disputa da eleição presidencial de 2014. No evento, foi questionada sobre críticas que faz ao agronegócio.

Marina falou a investidores da GPS Consultoria e a membros da Raps, uma rede de formação de líderes políticos dirigida por nomes próximos à ex-senadora, como o empresário Guilherme Leal, que foi vice na chapa do PV que concorreu à Presidência em 2010. O evento foi fechado à imprensa.

Campos diz que decidir entre ele e Marina agora seria um erro

De acordo com participantes ouvidos pela Folha, a ex-senadora fez questão de enaltecer a recente aliança com Campos, que falou ao mesmo grupo no final de agosto. Há a previsão de que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), outro pré-candidato ao Planalto, seja convidado a falar aos mesmos convidados.

No evento, Marina foi questionada sobre sua posição em relação ao agronegócio --nesta semana o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) abandonou o apoio a Campos acusando a ex-senadora de ser "intolerante" com o assunto.

Segundo os relatos, Marina respondeu ao empresário que a questionou que não é contra todo tipo de agronegócio, mas que a produção rural deve ser, ela também, sustentável.

Marina hesitou ainda ao ser questionada sobre a taxação de grandes fortunas e não comunicou uma posição fechada sobre o tema.

Segundo participantes, o discurso de Campos --com incentivos à participação da iniciativa privada e à adoção de um sistema de mérito para a remuneração no setor público-- foi mais bem assimilado pelos empresários.

Os pontos positivos relatados pelos participantes tinham mais relação com o discurso político da ex-senadora, que pregou o diálogo entre forças distintas.

"Os dois são diferentes, há um caminho a ser trabalhado. Vamos ver o que vai dar esse business com sustentabilidade", disse um empresário do setor de turismo sobre a aliança do governador com a ex-senadora.

Marina e Campos almoçaram juntos nesta quinta em São Paulo, mas o governador não foi à palestra, no final da tarde.


Endereço da página:

Links no texto: