Folha de S. Paulo


'Maioria está perplexa', diz marineiro

Admitindo clima de "perplexidade" entre os adeptos de Marina Silva, dirigentes da Rede Sustentabilidade realizarão nesta semana a primeira reunião de avaliação do acordo com o PSB e os seus reflexos pelos Estados.

O encontro tende a ocorrer amanhã, em Brasília. A Executiva Nacional da sigla de Marina deverá discutir a estratégia para incorporação de programas à futura coligação com o governador Eduardo Campos (PSB-PE).

PT e PSDB buscam aliados contra Marina e Campos acirra disputa

A ideia também é aferir a reação dos militantes da Rede com relação à aliança com o presidenciável pernambucano.

"A maioria está perplexa. Como tínhamos apenas dois dias para decidir, não houve tempo para uma consulta ampla", diz Pedro Ivo Batista, dirigente da Rede e assessor de Marina desde a sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente.

Em seu estatuto, a Rede estipula como cláusula pétrea a figura do "consenso progressivo", em que as discussões são submetidas a rodadas de consulta até que se chegue a uma solução que contemple todas as correntes internas.

Batista, que assinou sua ficha no PSB ao lado da ex-senadora anteontem, disse que não houve e tampouco haverá filiação em massa de "marineiros" à legenda socialista.

"Não estamos entrando no PSB. Eles [socialistas] estão nos reconhecendo como partido. Alguns se filiarão porque disputarão mandatos e participarão efetivamente da organização da coligação", afirma.

No encontro desta semana, a cúpula da Rede também debaterá o rumo da organização partidária após o revés de quinta-feira passada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Vamos analisar agora quando atingiremos os apoios que o tribunal exige e definir quando tentaremos obter o registro. Não há pressa", diz Batista.

Há a expectativa de montagem de um conselho político com aliados de Marina e Campos para tratar de agendas públicas de ambos pelo país e de eventuais entraves em palanques regionais.

Um dos articuladores da "fusão programática" será o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier. Cofundador da Rede, ele integra o QG de Campos desde que o PV local se aliou a governo.

No ato formal de abertura de coleta de assinaturas para o registro, Xavier entregou a Marina carta de apoio de Campos.


Endereço da página:

Links no texto: