Folha de S. Paulo


'Escola falsa' em propaganda foi 'excesso de zelo', diz Campos

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, afirmou nesta quinta-feira (3) que seu partido está "pagando por excesso de zelo" pelo fato de o programa partidário da sigla, veiculado nesta semana, ter exibido imagens de uma faculdade privada para representar uma escola pública do Estado.

Campos atribuiu a responsabilidade pelo programa à produtora contratada pelo PSB, mas endossou os argumentos da produção ao afirmar que houve "excesso de zelo" para que o partido não fosse acusado posteriormente de usar instalação pública em programa partidário.

Propaganda de Campos mostra faculdade privada como se fosse escola pública

"O entendimento da produtora é que devia fazer uma produção [da imagem], e não ir a uma escola pública, para não dizer que se estaria utilizando uma escola pública", disse o governador, durante ato do partido em Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira (2), o secretário de Imprensa de Campos, Evaldo Costa, disse que o programa usou escola particular como cenário porque o partido não havia sido autorizado a gravar em unidades públicas.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Campos também negou que o uso da imagem configure prática de propaganda enganosa --a imagem é acompanhada por anúncio de realização do governo de Pernambuco na área. Disse que a realização citada na peça existe de fato.

E sobre o vídeo mostrar um prédio privado em ótimas condições, afirmou: "Mas tem [escola estadual] mais bonita do que aquela. [A realidade] é melhor do que aquela".

O governador disse ainda que existe uma escola estadual do ensino médio que poderia ser usada na publicidade, mas afirmou que o advogado da produtora alegou que era preciso ter autorização da Justiça para a filmagem e que não havia "tempo hábil" para obtê-la.

"Aquilo ali poderia ser um cenário dentro de um estúdio, como se usa em todas as campanhas eleitorais. Por favor, é exatamente isso o que aconteceu. Por um zelo para o estrito cumprimento da legislação brasileira", disse.


Endereço da página:

Links no texto: