Folha de S. Paulo


Propaganda de Campos mostra faculdade privada como se fosse escola pública

A propaganda do PSB estrelada em rede nacional nesta semana pelo governador e presidenciável Eduardo Campos (PE) usa imagens de uma faculdade privada no Recife como se fosse uma escola pública da rede estadual.

Apesar de Pernambuco ter 1.089 escolas estaduais, o cenário escolhido para o programa foi a faculdade Maurício de Nassau, do empresário paraibano Janguiê Diniz.

Campos se une a rivais do PT em 20 Estados
Marina chega ao 'Dia D' com placar desfavorável no TSE

No vídeo, alunos com uniformes da rede estadual atuam como se estivessem numa escola pública no bloco A da faculdade, no bairro das Graças, no Recife. Enquanto as imagens são exibidas, a atriz que apresenta o programa diz que "o PSB está mostrando que a escola pública pode mais".

O vídeo, que divulga o programa estadual de intercâmbio no exterior, termina com Campos exaltando sua administração. "Só há respeito onde existem serviços públicos de qualidade", diz ele.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O governo Campos disse que o programa usou uma escola particular como cenário porque não foi possível gravar em unidades públicas. "Não foi dada autorização ao partido de fazer imagem de nenhuma escola [pública]", disse o secretário de Imprensa, Evaldo Costa.

Daniel Carvalho/Folhapress
Fachada do bloco A da faculdade Maurício de Nassau, no bairro das Graças, no Recife; local foi usado como cenário para propaganda do PSB na TV
Fachada do bloco A da faculdade Maurício de Nassau, no Recife; local foi usado como cenário para propaganda do PSB na TV

Segundo Costa, as imagens são "meramente cenográficas". "Não houve intenção de identificar nenhuma escola. Ali é uma ilustração", disse.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Daniel Coelho (PSDB), criticou a escolha. "Ninguém pode pensar que irá ser candidato a presidente da República e não terá sua história real analisada."

AÉCIO

Uma propaganda do PSDB veiculada em setembro em rede nacional exibia uma grave infração de trânsito. A van que, pela edição de imagens, aparentava transportar o senador Aécio Neves, presidente nacional do partido, ultrapassa um caminhão, em faixa contínua, na contramão. A manobra é exibida aos 4min44s.

A produtora Narrativa, responsável pela filmagem, divulgou nota em que se desculpou e esclareceu que o senador Aécio Neves não estava na van no momento da ultrapassagem.

Leia a íntegra da nota:

À Imprensa

Sobre a imagem da van realizando uma ultrapassagem em local não permitido, a produtora Narrativa esclarece que o take foi feito durante deslocamento da equipe de filmagem para captação de imagens em data posterior à gravação realizada com o presidente do PSDB, em viagem à cidade de Sorriso, no Mato Grosso.

Foram imagens captadas para uso genérico na edição final do programa e o senador Aécio Neves não se encontrava na van no momento da ocorrência.

A produtora pede desculpas pelo erro cometido, lamenta a ocorrência de uma infração de tal gravidade e o fato de ter levado a imagem ao ar sem ter percebido a infração.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: