Folha de S. Paulo


PSDB quer Bernardinho como candidato a governador do Rio em 2014

Campeão mundial e olímpico com a seleção brasileira de vôlei, o técnico Bernardinho é a nova esperança dos tucanos de ter, em 2014, um candidato próprio ao governo do Rio. Bernardinho se filiou ao partido e já foi convidado a disputar a eleição. A esperança é que ele forme uma chapa com o deputado federal Romário (PSB-RJ) que seria candidato ao senado.

Toda essa movimentação no partido vem sendo acompanhada de perto pelo presidente do partido, o pré-candidato à Presidência da República, o senador Aécio Neves.

"Ele é uma nova opção para o jogo político que se apresenta ao Estado do Rio para o ano que vem. O Bernardinho foi convidado e está numa fase de reflexão. Esperamos que a resposta seja positiva", afirmou o deputado federal Otávio Leite.

A assessoria de imprensa do treinador não retornou os telefonemas da Folha.

A ideia dos tucanos é ainda uma composição com o PSB para que o deputado federal Romário dispute a eleição para o Senado Federal. Essa missão é considerada mais difícil já que Romário, que havia ameaçado deixar o PSB e seguir para o PR de Anthony Garotinho resolveu ficar. Na semana passada, ele declarou apoio ao pré-candidato à presidente da República pelo partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O deputado Romário ainda foi escolhido como o interventor do PSB no Rio substituindo o prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Alexandre Cardoso, na coordenação do diretório regional.

A eleição de 2014 é vista pelos tucanos como a oportunidade de dar uma guinada na situação do partido no Rio. Por isso, a busca por nomes conhecidos do grande público. O último governador eleito pelo partido foi Marcelo Alencar, em 1998.

Nas eleições de 2010, por exemplo, o partido não lançou candidato próprio. Com o ex-deputado federal Márcio Fortes, como vice, integrou a chapa que teve como candidato, o então deputado federal Fernando Gabeira (PV). O resultado foi a vitória do governador Sérgio Cabral (PMDB) em primeiro turno com 66% dos votos. A coligação da qual o PSDB fez parte chegou a 20,68% dos votos.

O desempenho no Legislativo também decepcionou. Dos 70 deputados estaduais eleitos, o partido elegeu quatro candidatos. Na Câmara Federal, apenas dois se elegeram entre os 46 que formam a bancada do Rio.

"Estamos conversando com PPS, PSB, Solidariedade. Enfim, até o fim da semana teremos novidades", disse o deputado federal Otávio Leite.


Endereço da página: