Folha de S. Paulo


'Pareceu que entregamos os cargos porque cobraram', diz Cid Gomes sobre PSB

Único integrante da cúpula do PSB que se opôs à entrega dos cargos ao governo federal, o governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que o partido transmitiu, com a atitude, a impressão de que só colocou os cargos à disposição porque foi cobrado a fazê-lo.

A entrega dos cargos, definida nesta quarta-feira (18), foi até agora a ação mais concreta em direção à candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Cid Gomes já havia defendido que esse movimento fosse realizado caso a legenda planeje ter candidato à Presidência em 2014, mas disse avaliar que o momento não foi adequado.

"Eu defendi muitas vezes, em muitas oportunidades, mas eu acho que agora não era um momento propício", disse Cid à Folha nesta quinta-feira (19).

Bezerra entrega cargo, mas Dilma pede para aguardar até semana que vem
Petistas divergem sobre desembarque de governos do PSB nos Estados
Em carta a Dilma, Eduardo Campos afirma 'desapego a cargos' e apoio no Congresso
Em rede social, Eduardo Campos confirma entrega de cargos no governo federal
Em 1º passo para candidatura Campos, PSB anuncia saída do governo Dilma

"Estava aí uma cobrança anônima [pela entrega dos cargos], ficou parecendo até que a gente entregou porque foi cobrado", afirmou.

Cid Gomes é contra a candidatura própria e defende o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

O governador pretende se reunir no início da próxima semana com a executiva estadual do PSB, da qual é presidente, para discutir os rumos da legenda no Ceará.

Os deputados estaduais do partido afirmaram hoje que aguardam uma conversa com o governador para tomarem uma decisão em conjunto.

"Tem momentos de ação e de reflexão. Vou entrar em um período agora de reflexão", disse Cid.

O governador do Ceará tem afirmado que não pretende sair do PSB, mas evita falar se subiria em um eventual palanque presidencial de Campos. Políticos próximos a ele afirmam que uma solução para Cid seria se licenciar da legenda no próximo ano.


Endereço da página:

Links no texto: