Folha de S. Paulo


Genoino agradece solidariedade em vídeo e divulga apoio da bancada do PT

O deputado José Genoino (PT-SP), condenado a 6 anos e 11 meses de prisão no julgamento do mensalão, divulgou em seu site na internet um vídeo em que agradece a solidariedade recebida durante a fase final do processo e ataca a "execração midiática" que estaria sofrendo.

O parlamentar, que recentemente passou quase um mês internado no hospital Sírio-Libanês para uma cirurgia tem evitado acompanhar as sessões do Supremo.

No vídeo, ele agradece às visitas e votos de recuperação de sua saúde e também às manifestações de apoio que recebeu em um "abraço-assinado" publicado na internet.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O manifesto foi lançado há sete dias e contava, até o início da tarde desta sexta-feira (13), com mais de 5.100 assinaturas.

"Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos", diz um trecho do texto.

Entre os que assinaram a mensagem estão o presidente do PT, Rui Falcão, a ministra Marta Suplicy (Cultura), o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), os ex-ministros de Lula Franklin Martins (Comunicação) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), o crítico literário Antonio Candido e um irmão do ex-presidente, Frei Chico.

A carta foi anexada à defesa do deputado no Supremo Tribunal Federal. No vídeo postado em seu site, Genoino agradece aos que afirmaram "a confiança na minha história, nos meus propósitos, nos meus objetivos".

"Isso foi muito importante porque, diante dessa onda que se criou no país, diante dessa execração midiática, de manifestações de intolerância, a solidariedade é um valor humano, e dos valores humanos é o mais humanista, porque não está presa a resultado, não está presa a vantagem, nem está vinculada com qualquer tipo de interesse. É uma relação humana pura, autêntica e sincera", diz o petista.

Nas imagens, o parlamentar aparece de agasalho esportivo diante de uma cortina ilustrada com a frase "Eles passarão... Eu passarinho", trecho do "Poeminho do Contra", de Mário Quintana (1906-1994).

SUPLICY

O site de Genoino divulgou também um vídeo em que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aparece lendo o "abraço-assinado" na tribuna do Senado e dizendo que toda a bancada do PT na Casa endossaria a mensagem.

"Os senadores do PT reunidos hoje, Eduardo Matarazzo Suplicy, Wellington Dias, Humberto Costa, Ana Rita, Aníbal Diniz, e acredito que todos os demais, quando consultados, porque não estavam na reunião, assinamos esta manifestação com muita confiança de que seu julgamento no Supremo Tribunal Federal possa levar em conta todos os elementos de defesa apresentados por José Genoino e seus advogados", diz Suplicy, que afirma saber da "seriedade de propósitos e honestidade" do petista.


Endereço da página:

Links no texto: