Folha de S. Paulo


Marco Aurélio prevê que STF decida nesta quarta se aceita novos recursos no mensalão

Apesar de não arriscar um prognóstico sobre o resultado do segundo lote de recursos do mensalão, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello afirmou que o debate está "super amadurecido" e deve acabar ainda nesta quarta-feira (11).

Com a expectativa de uma decisão apertada, os ministros do Supremo retomam nesta quarta a análise dos recursos do mensalão e devem decidir se 12 dos 25 condenados terão direito a um segundo julgamento.

Segundo Marco Aurélio, "não há possibilidade de um pedido de vista nem um perdido de vista".

"Todos nós temos um convencimento a respeito. Deve ser decidido ainda hoje", disse no inicio desta quarta. "Não posso sinalizar qual será o convencimento dos colegas. Que prevaleça acima de tudo ciência e consciência", completou.

Desde a semana passada, quatro condenados no processo enviaram ofícios nos quais defendem o cabimento desse tipo de recurso, chamados de embargos infringentes: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios do operador do esquema Marcos Valério, além da ex-funcionária de Valério Simone Vasconcelos. O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, foi o primeiro a pedir um posicionamento da corte sobre esse tipo de recurso.

Ao analisar o caso de Delúbio, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, já se posicionou contra os infringentes, na semana passada.

No entanto, o STF está divido sobre o tema. Caso a corte aceite os recursos, o ministro Marco Aurélio calcula que serão necessários até cinco meses para o fim do julgamento do mensalão, o maior da história do Supremo.


Endereço da página: