Folha de S. Paulo


Porto Alegre tem prisões e ataque a bancos

Um protesto pela desmilitarização das polícias em Porto Alegre teve depredação no centro da cidade neste sábado (7). Pelo menos duas agências bancárias da região foram atacadas por grupos de mascarados.

Antes da passeata, pela manhã, três manifestantes foram presos, de acordo com a Brigada Militar (a PM gaúcha). Os policiais afirmam que acharam com os suspeitos cinco facas e duas soqueiras. Durante os ataques aos bancos, um manifestante foi detido por suspeita de dano ao patrimônio e desacato.

A Brigada afirma ainda que deteve um foragido que estava nas manifestações e foi abordado por PMs.

Felipe Bächtold/Folhapress
Mascarados sobem em pórtico no centro de Porto Alegre (RS)
Mascarados sobem em pórtico no centro de Porto Alegre (RS)

Presenciou ou participa de protesto? Envie foto ou relato
Acompanhe ao vivo os protestos do Sete de Setembro
Confira onde devem acontecer manifestações

A manifestação, convocada pelo Bloco de Luta pelo Transporte, que liderou os atos na cidade em junho, percorreu ruas da região central nas proximidades de onde ocorreu o desfile militar da capital gaúcha.

Sob forte vigilância de PMs e do Exército, o grupo decidiu direcionar a marcha para o centro. Em um momento em que a polícia estava concentrada nas ruas próximas ao desfile, um grupo atacou os bancos.

Policiais em motocicletas e a cavalaria da Brigada Militar foram rapidamente deslocados e cercaram os manifestantes.

Com a ação da polícia, parte da marcha se dispersou. Dezenas de mascarados, cercados pelos policiais, permaneceram reunidos em frente à tropa de choque. Com o clima tenso, lojistas do centro fecharam as portas por receio de tumulto.

Carregando bandeiras e placas com símbolos do anarquismo, os mascarados voltaram a se reunir em frente a um terminal de ônibus do centro e bloquearam a avenida no local.


Endereço da página:

Links no texto: