Folha de S. Paulo


Polícia detém 25 pessoas no Rio por protestos

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou que 25 pessoas foram detidas durante os protestos deste 7 de Setembro, que se concentraram no centro da cidade e em especial na avenida Presidente Vargas, onde ocorreu o desfile militar. Houve confronto e reação da PM com bombas de gás e armas não letais. Nove pessoas ficaram feridas ou passaram mal e foram levadas ao hospital.

Presenciou ou participa de protesto? Envie foto ou relato
Acompanhe ao vivo os protestos do Sete de Setembro
Confira onde devem acontecer manifestações

A Delegacia de São Cristóvão, que concentra a maior parcela das pessoas conduzidas pela PM, detalhou o número de detidos.

Foram 11 pessoas conduzidas à DP, com nove registros de crime. Apenas uma pessoa ainda presta depoimento. Os outros já foram liberados. Os registros foram: posse de spray de pimenta (1 pessoa), desacato (2), desobediência (2), resistência à prisão (2) e lesão corporal (2).

Yasuyoshi Chiba/AFP
Manifestantes e policiais entraram em confronto em protesto no Rio.
Manifestantes e policiais entraram em confronto em protesto no Rio.

EXÉRCITO

Em nota, o CML (Comando Militar do Leste) informou que "o Desfile Cívico Militar do Dia da Independência transcorreu
de acordo com o planejamento", apesar dos protestos e dos confrontos ao lado da parada. Em nenhum momento, porém, o desfile foi interrompido.

"As manifestações populares ocorridas não interferiram no desenvolvimento do evento, graças às medidas adotadas pelos órgãos de segurança pública."

O CML disse lamentar que "os incidentes de violência ocorridos no dia em que estamos todos os brasileiros irmanados nas comemorações da data magna da nacionalidade brasileira."


Endereço da página:

Links no texto: