Folha de S. Paulo


Após desfile tranquilo, manifestantes tentam invadir prédio da Globo em Brasília

Integrantes do grupo Black Blocs depredaram prédios e tentaram invadir a sede da emissora da TV Globo, em Brasília. A ação ocorreu no início da tarde deste sábado (7), após um desfile de Sete de Setembro sem ocorrências graves.

Presenciou ou participa de protesto? Envie foto ou relato
Acompanhe ao vivo os protestos do Sete de Setembro
Confira onde devem acontecer manifestações

A estimativa é de que cerca de 250 pessoas estivessem no local. Num primeiro momento, houve tentativa de invasão da TV Globo, alvo de protestos no mês de junho, quando diversas manifestações eclodiram no país.

Em seguida, o grupo se deslocou para um prédio ao lado e uma concessionária nas proximidades --vidros foram quebrados e carros danificados. A polícia usou spray de pimenta e bombas de efeito moral para conter a ação.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Ao menos dez caros da polícia foram posicionados para evitar o avanço do grupo. Helicópteros sobrevoam o local. O tumulto acontece algumas horas antes de amistoso entre Brasil e Austrália, marcado para as 16h15 de hoje.

Depois de evitar a invasão da Rede Globo, cerca de 350 policiais fizeram um cordão de isolamento em torno da emissora e de dois prédios adjacentes --um centro empresarial e um shopping center.

Na concessionária da JAC Motors da avenida W3, alguns carros parados no pátio foram danificados. A PM usou spray de pimenta indiscriminadamente contra manifestantes e jornalistas, e alguns membros dos Black Blocks ameaçaram fisicamente repórteres da Folha.

O clima na região central da capital é de praça de guerra, com helicópteros da PM dando rasantes, camburões avançando em alta velocidade pela contramão e barulhos esporádicos de bombas de efeito moral.

Alguns manifestantes foram presos, e o grosso dos participantes do protesto dispersou-se para outras áreas.

Fabio Braga/Folhapress
Policial joga spray em manifestante, em Brasília
Policial joga spray em manifestante, em Brasília

Endereço da página:

Links no texto: