Folha de S. Paulo


Aécio diz a tucanos que Serra pode concorrer a qualquer cargo

O senador mineiro Aécio Neves afirmou, ao chegar para um almoço com deputados tucanos de São Paulo, que "é legítimo" que o ex-governador José Serra "postule qualquer cargo". "Ele tem credenciais para isso", disse o presidente do PSDB.

Fez, no entanto, a ressalva de que o partido "não está falando de candidatura agora".

Disse também esperar que estejam "todos juntos" em 2014. "O PSDB não pode prescindir de nenhum de seus membros. O nosso adversário não está dentro do PSDB", explicou Aécio.

Danilo Verpa/Folhapress
Aecio Neves (PSDB) chega ao restaurante Lellis Trattoria em encontro com bancada do PSDB de São Paulo
Aecio Neves (PSDB) chega ao restaurante Lellis Trattoria em encontro com bancada do PSDB de São Paulo

Afirmou ainda esperar que Serra não deixe o partido. "José Serra tem um papel vital no encerramento desse ciclo de governo do PT e acredito e espero --e a grande maioria de nós-- que seja dentro do PSDB."

Cerca de 30 pessoas --18 deles, deputados estaduais-- participam do almoço, em um restaurante na zona oeste da capital paulista. Ao menos 11 são da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, entre eles o presidente Samuel Moreira e seu antecessor, Barros Munhoz.

DISPUTA INTERNA

Isolado no PSDB, José Serra, que já foi governador de São Paulo, tem considerado a possibilidade de mudar de partido para se candidatar novamente ao Palácio do Planalto. A possibilidade seria migrar ao PPS.

Além do desgaste que sua saída criaria para o partido que ajudou a fundar, as pesquisas eleitorais mostram que uma candidatura de Serra dividiria o eleitorado tucano, prejudicando Aécio.

Aécio tem interesse de se aproximar da bancada paulista, que está dividida quanto à realização de uma disputa interna para escolher o candidato tucano.

Na presidência do PSDB, o senador mineiro se movimenta para consolidar sua candidatura presidencial, mas admite a realização de prévias, caso Serra assuma interesse em disputar o Planalto.

O gesto de Aécio é visto pelo próprio ex-governador paulista como estratégia para evitar dar a ele um motivo para deixar o partido e se lançar à presidência pelo PPS.

A aliados, Serra afirmou que o almoço de Aécio com a bancada é extemporâneo e representa um atropelo ao PSDB de São Paulo, uma tentativa de impor a candidatura do senador mineiro.


Endereço da página: