Folha de S. Paulo


Deputados estaduais do PSDB de São Paulo preferem Aécio a Serra

Ao desembarcar hoje em São Paulo para um almoço com deputados estaduais do PSDB, o senador e presidente da sigla, Aécio Neves (MG), encontrará uma bancada disposta a apoiar sua candidatura ao Planalto em 2014, mas ainda sem manifestações públicas nessa direção.

Cautelosos diante das movimentações do ex-governador paulista José Serra, também interessado em disputar a Presidência, 14 dos 21 parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo disseram reservadamente à Folha que são favoráveis à candidatura de Aécio.

Serra é minoritário na bancada do Estado que governou de 2007 a 2010. Apenas três deputados estaduais afirmaram que o paulista deveria ser o candidato ao Palácio do Planalto pelo PSDB. Outros quatro não opinaram.

A bancada paulista divide-se quanto à realização de uma disputa interna para escolher o candidato tucano. Sete são contrários a prévias. Onze parlamentares admitem a disputa -e, desses, sete declaram preferência por Aécio.

Editoria de Arte/Folhapress
divisao tucana

Na presidência do PSDB, o senador mineiro se movimenta para consolidar sua candidatura presidencial, mas admite a realização de prévias, caso Serra assuma interesse em disputar o Planalto.

O gesto de Aécio é visto pelo próprio ex-governador paulista como estratégia para evitar dar a ele um motivo para deixar o partido e se lançar à Presidência pelo PPS.

A aliados Serra afirmou que o almoço de Aécio com a bancada em uma cantina na região dos Jardins é extemporâneo e representa um atropelo ao PSDB de São Paulo, uma tentativa de impor a candidatura do senador mineiro.

A queixa chegou aos ouvidos do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que decidiu não se intrometer na disputa. Ele recomendou, entretanto, que os dirigentes do partido adotassem cautela na organização do evento.

Responsável por arregimentar os parlamentares, o presidente do PSDB-SP, Duarte Nogueira, disse aos deputados que o encontro é "partidário" e não se traduziria em um manifesto de apoio.

"Se o Serra desejar, daremos a ele a mesma oportunidade", afirma Nogueira.


Endereço da página: