Folha de S. Paulo


Após sugerir prévias, Serra retoma negociação com o PPS

Um dia depois de defender a realização de prévias no PSDB caso o partido tenha mais de um pré-candidato à Presidência em 2014, o ex-governador de São Paulo José Serra se reuniu com líderes do PPS em São Paulo para tratar de sua possível migração para o partido.

Serra almoçou com parlamentares da sigla no apartamento do deputado Arnaldo Jardim, dirigente do PPS, em Higienópolis. Segundo Jardim, o partido não deu um ultimato ao ex-governador, mas ressaltou o desejo de que ele faça a migração.

"Ele não nos deu nenhuma pista adicional do que vai fazer, e a conversa não teve caráter decisório, mas não há dúvidas de que o Serra está em atividade", disse Jardim.

Fabio Braga - 12.ago.13/Folhapress
O ex-governador José Serra em palestra realizada no dia 12
O ex-governador José Serra em palestra realizada no dia 12

Sem espaço no PSDB, Serra estuda deixar o partido para se candidatar pela terceira vez ao Planalto. Ele, no entanto, tem dado sinais dúbios sobre qual caminho adotará para conseguir incluir seu nome na urna presidencial.

O ex-governador paulista passou a defender publicamente a realização de prévias no partido caso haja mais de um nome para a disputa, ao mesmo tempo em que intensificou os contatos com dirigentes do PPS e de outras siglas, indicando a costura de uma "terceira via" na oposição. Na semana passada, por exemplo, ele esteve com o presidente estadual do PTB em São Paulo, Campos Machado.

Numa clara sinalização de que quer chacoalhar o ambiente político, o ex-governador passou a falar abertamente de suas agendas -até junho, antes de as manifestações explodirem, Serra optava pela reclusão.

Análise: Tucano age para constranger Aécio e afastar Kassab do PT

Em seis dias, ele esteve em três cidades diferentes, fora as conversas em São Paulo. Anteontem, visitou Curitiba, onde almoçou com o governador Beto Richa (PSDB), e depois desembarcou em Brasília. Na semana passada, esteve em Salvador, com o prefeito ACM Neto (DEM), seu aliado na eleição presidencial de 2010.

Em todas as agendas com aliados, falou com a imprensa. Ontem, após o almoço com integrantes do PPS, escreveu em seu Twitter: "Tive ótima conversa com deputados do PPS, partido do nosso campo político e que participa nas nossas lutas".

Aliados do ex-governador apostam, no entanto, que, apesar da intensa movimentação, Serra não deve antecipar sua decisão de permanecer ou sair do PSDB. Se quiser mudar de partido e concorrer à eleição, ele deverá fazê-lo até o dia 1º de outubro para deixar a sigla.

Os serristas acreditam que a definição, como de costume, só virá no último minuto, a exemplo do que houve em 2010.


Endereço da página:

Links no texto: