Folha de S. Paulo


Serra e Dilma têm ganho menor entre os que os conhecem

O ex-governador José Serra (PSDB-SP) e a presidente Dilma Rousseff (PT) são os menos beneficiados entre aqueles que dizem conhecer os dois "muito bem" numa eventual disputa à Presidência, segundo o Datafolha.

Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a ex-senadora Marina Silva estão entre os que têm os maiores ganhos nesse segmento, ainda segundo o levantamento.

Serra diz que desempenho na pesquisa Datafolha foi 'satisfatório
Popularidade de Dilma subiu para 35%
Dilma recupera preferência, mas só Lula venceria no 1º turno

Pesquisa divulgada no último domingo mostrou que a presidente Dilma tem 33% das intenções de voto se as eleições ocorressem agora.

Em seguida, aparecem Marina (26%), Serra (15%), Aécio (13%) e o governador Eduardo Campos (8%), sempre quando se leva em conta o cenário com melhor desempenho de cada um deles.

Serra cresce dois pontos percentuais entre os eleitores que afirmam que o conhecem muito bem --vai de 15% no total do eleitorado para 17% nesse segmento.

A presidente Dilma consegue ter três pontos a mais nessa parcela dos eleitorado: passa de 33% para 36%.

Já Aécio mais do que dobra as intenções de voto entre essa parcela: salta de 12% para 32%, segundo o Datafolha.

Serra tem pressionado a cúpula do PSDB para uma comparação direta com Aécio por ter uma ligeira vantagem sobre o senador mineiro nas pesquisas eleitorais.

Marina também tem um crescimento vertiginoso entre os que a conhecem muito bem. Passa de 22% para 42%.

O eleitor que conhece muito bem o candidato é um segmento estratégico para os marqueteiros das campanhas, de acordo com Mauro Paulino, diretor do Datafolha.

"Essa taxa é uma das melhores medidas para o potencial de crescimento do candidato", afirma.

REJEIÇÃO

Marina também leva vantagem no quesito rejeição entre aqueles eleitores que afirmam conhecê-la muito bem.

A rejeição total da ex-senadora é de 14%, a mais baixa de todos os nomes pesquisados, só igual ao índice do ex-presidente Lula.
Entre o segmento que a conhece melhor, no entanto, esse índice baixa para 7%.

Serra tem a rejeição mais alta entre os nomes comparados pela pesquisa (36%). Entre aqueles que dizem conhecê-lo muito bem, o percentual oscila para 38%.

A presidente Dilma e Aécio são os eventuais candidatos que têm a menor variação entre a rejeição total e a registrada entre a parcela que os conhece melhor.

No caso de Dilma, a rejeição total e a do segmento mais próximo a ela é exatamente a mesma (27%), a segunda mais alta. Com Aécio, o índice total e entre aqueles que o conhecem bem varia de 23% para 24%.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: