Folha de S. Paulo


Dilma inaugura 'aeromóvel' e defende verbas para transporte em Porto Alegre (RS)

A presidente Dilma Rousseff inaugurou na manhã deste sábado em Porto Alegre (RS) o primeiro aeromóvel do país. Servidores federais da área de transportes aproveitaram a ocasião para protestar.

Funcionários do serviço aeroportuário levaram carro de som até as proximidades do evento e fizeram críticas ao governo. Funcionários do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que estão em greve, levaram faixas de protesto.

Análise: Dilma precisa de respostas específicas
Dilma se reabilita, mas só Lula venceria no 1º turno
Dilma recupera 6 pontos de popularidade, diz Datafolha
Com Dilma em baixa, PT antecipa fim de seminários do partido
Veja a popularidade dos últimos presidentes

O ato foi do lado de fora do local da cerimônia e não prejudicou o discurso de Dilma, que quis mostrar familiaridade com Porto Alegre, chamando-a de "minha cidade".

O aeromóvel inaugurado, de fabricação nacional, é uma espécie de trem em via elevada que liga o aeroporto Salgado Filho à estação do sistema de trens metropolitanos de Porto Alegre.

Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente Dilma Rousseff participa de lançamento de 'aeromóvel' em Porto Alegre (RS)
Presidente Dilma Rousseff participa de lançamento de 'aeromóvel' em Porto Alegre (RS)

A linha tem 850 metros e custou R$ 38 milhões ao governo federal. O vagão único tem capacidade para transportar até 150 pessoas e faz o percurso em dois minutos.
Dilma festejou o projeto e disse se sentir como uma "mercadora ambulante" ao divulgar a novidade.

Ela defendeu mais investimentos no transporte público, mas disse que "não tem nada demais" as famílias desejarem ter um carro, que deve ser usado principalmente para lazer.

O transporte público, estopim dos protestos de junho pelo Brasil, foi o tema central do discurso da presidente. Dilma disse que desde que assumiu, em 2011, se preocupa com o setor.

Um projeto de aeromóvel para Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, também foi anunciado.


Endereço da página:

Links no texto: