Folha de S. Paulo


Grupo de Aécio usa encontro do PSDB para sepultar prévias

Com o objetivo de abafar as recentes movimentações de bastidor do ex-governador José Serra, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu ontem em Brasília dirigentes dos 27 diretórios estaduais tucanos em um ato de apoio à sua candidatura à Presidência da República em 2014.

Embora o tema não tenha sido objeto explícito do encontro, os tucanos sinalizaram descartar a realização de prévias para a escolha do candidato, como defende o grupo de Serra, e cobraram maior presença de Aécio nos Estados para aumentar o contato direto com os eleitores.

Serra defende candidatura de Joaquim Barbosa ao Planalto
Aécio faz nova investida por apoio de Serra

Candidato derrotado à Presidência em 2002 e 2010, Serra tem dito a aliados que ainda mantém esperanças de disputar a sua terceira eleição ao Palácio do Planalto. Para isso, poderia estimular uma disputa interna com Aécio ou migrar para o PPS.

Apesar da movimentação do ex-governador, a ordem interna na legenda é apoiar o nome de Aécio, que é presidente do PSDB, e unificar o discurso na defesa de seu nome.

"Esse jogo está jogado, existe uma decisão unânime do partido de apoio ao Aécio. As posições de alguns dirigentes que eram individuais foram unificadas. Não se falou em prévias, isso é um assunto superado", disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que participou do encontro.

Em entrevista, Aécio repetiu o discurso de que pretende buscar o apoio de Serra, cujo grupo o acusa de ter feito "corpo mole" nas campanhas presidenciais do tucano.

"Serra faz parte da história do PSDB. É sempre uma decisão dele [ficar ou sair do partido], mas nossa expectativa é que ele permaneça na trincheira que sempre foi dele, na trincheira que sempre foi nossa", afirmou o senador tucano.

No encontro, os dirigentes regionais do PSDB pediram que Aécio faça visitas aos Estados de forma frequente, especialmente nas regiões Norte e Nordeste --principais redutos eleitorais do PT, onde o pré-candidato tucano é menos conhecido.

"O partido está animado, há um entusiasmo visível. Agora é fazer o dever de casa e unificar o discurso do PSDB", completou Cássio.

O evento reuniu os presidentes e secretários-gerais estaduais do PSDB, que serão mobilizados pela cúpula da sigla a organizarem investidas de Aécio nos Estados.

O senador falou aos dirigentes no final do encontro, com a promessa de tornar permanentes as conversas com os diretórios.

"Essa é a mais importante reunião do partido desde que eu assumi a presidência do PSDB. A nossa ideia é que nós façamos disso um processo permanente", disse Aécio aos dirigentes tucanos.


Endereço da página:

Links no texto: