Folha de S. Paulo


Exposição homenageia Gleisi Hoffmann em projeto de suíte no Paraná

Um único objeto colorido se destaca na suíte de tons pastel e piso de madeira da Casa Cor Paraná deste ano: um quadro, acima da cama, com uma colagem do rosto da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

A política, provável candidata do PT ao governo do Paraná em 2014, foi homenageada numa das suítes da exposição de arquitetura, iniciada na sexta-feira (2). Distinção que, pela memória da organização, jamais havia sido conferida a um integrante do PT no Paraná.

Gerson Lima/Divulgação
Quarto homenageia ministra Gleisi Hoffmann em exposição de Curitiba
Quarto homenageia ministra Gleisi Hoffmann em exposição de Curitiba

Esse tipo de referência, segundo a Casa Cor, não precisa passar pelo aval da organização, e é de iniciativa dos arquitetos de cada espaço. Em 2009, o atual governador Beto Richa (PSDB) e sua mulher, Fernanda, também ganharam uma suíte, ornada com fotos do casal.

A homenagem a Gleisi foi feita em referência "à mulher, e não à política", segundo a arquiteta Denise Ribas, que assina o projeto junto com a filha Carolina Ribas. "Eu a admiro como mulher, independentemente de ser chefe da Casa Civil", diz Denise, que não conhecia Gleisi antes de propor a homenagem e não tem filiação política.

A suíte foi planejada de acordo com as preferências da ministra. "Os tecidos são simples, as cores são neutras", afirma Denise.

Gleisi não pagou pelo ambiente, bancado pelas arquitetas e seus fornecedores. Duas fotos da ministra decoram o quarto, além da montagem do seu rosto, feita pelo artista plástico Anderson Thives.

Para decorar o espaço, Gleisi cedeu alguns livros que está lendo, como "Uma Breve História do Mundo", de Geoffrey Blainey. Fez apenas uma exigência: que houvesse uma poltrona para leitura.


Endereço da página: