Folha de S. Paulo


Confiança dos brasileiros na Presidência da República cai de 63 para 42 pontos, diz Ibope

A confiança do brasileiro na Presidência da República caiu de 63 para 42 pontos, segundo o ICS (Índice de Confiança Social) medido pelo Ibope e divulgado nesta semana.

A queda de 21 pontos em comparação com a avaliação de 2012 foi a maior entre as 18 instituições públicas e privadas que foram pesquisadas.

Mesmo com a oscilação negativa, a Presidência da República ficou em 11º lugar no ranking, com resultado melhor do que o Congresso e os partidos políticos, que ocupam as duas últimas posições, com 29 e 25 pontos respectivamente. A avaliação do governo federal (12º colocado) também caiu, de 53 para 41 pontos.

Entre as instituições pesquisadas o Corpo de Bombeiros é a que detém maior confiança dos brasileiros, com 77 pontos. Ainda assim, houve uma queda geral no índice de confiança de sete pontos. A avaliação dos bombeiros no ano passado, por exemplo, foi de 83 pontos.

A confiança nos meios de comunicação, que ocupam a quarta posição no ranking, também sofreu uma variação negativa de 62 para 56 pontos, em comparação com 2012.

Além do corpo de bombeiros, as igrejas e as forças armadas estão no topo da lista de confiança, com 66 e 64 pontos, respectivamente.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: