Folha de S. Paulo


Economistas sugerem avaliação de políticas públicas

Para conter a concessão indiscriminada de benefícios e privilégios pelo governo, os economistas Marcos Lisboa e Zeina Latif propõem em seu artigo a criação de uma agência independente para avaliação dos custos e dos resulta-dos das políticas públicas.

Além disso, eles defendem a contabilização no Orçamento Geral da União de todas as intervenções praticadas pelo governo.

A dupla planeja começar a avaliar de forma independente algumas das políticas governamentais em vigor com outros economistas que se dedicam ao estudo da relação entre as instituições e o crescimento econômico, como Samuel Pessôa (FGV), colunista da Folha, e Mansueto Almeida (Ipea).

Brasil virou democracia da meia-entrada, diz ex-assessor da Fazenda em artigo

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), conselheiro da presidente Dilma Rousseff, acha a teoria do "rent seeking" útil para entender o capitalismo, mas considera o artigo de Lisboa e Zeina ingênuo.

"A questão é se o Estado tem autonomia para resistir a essa invasão de interesses", diz Belluzzo. "Normalmente, não tem."

Belluzzo acrescenta que a concessão de subsídios governamentais a indústrias de diversos setores foi crucial na história de vários países desenvolvidos, e não apenas no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: