Folha de S. Paulo


'Alegria é maior que o cansaço', tuíta Francisco de dentro de avião

O papa Francisco disse nesta segunda-feira (29) que a alegria é maior do que o cansaço, após passar sete dias no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.

"Estou de retorno a casa, e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!", escreveu o pontífice em sua conta no Twitter.

O líder religioso tuitou do avião que o leva para Roma (Itália). A previsão é que o avião pouse ainda nesta manhã.

Veja o especial O papa no Brasil
Reinaldo José Lopes: Papa aposta no fim das divisões internas
Igor Gielow: Com ideário franciscano, papa driblou políticos 'caroneiros'
Dilma participa de missa final do papa em Copacabana, mas não comunga
'Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?', diz papa
Confira as principais frases ditas por Francisco durante sua visita ao Brasil

Com 35 minutos de atraso, o avião com Francisco decolou da pista da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, em direção a Roma, por volta das 19h35. No nariz do avião, as bandeiras do Brasil e do Vaticano foram mantidas.

No seu sétimo e último dia no Brasil, o pontífice celebrou na manhã de domingo (28) a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, realizada na praia de Copacabana. Segundo a Prefeitura do Rio, 3,2 milhões foram à praia assistir ao rito religioso --número considerado superestimado pelo Datafolha, que estima que o público tenha ficado no máximo entre 1 milhão e 1,2 milhão de indivíduos.

A cerimônia contou com a presença de diversos líderes de Estado, como a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Bolívia, Evo Morales. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, conseguiu ontem que o papa Francisco cumprimentasse e posasse para uma foto ao lado de seu candidato para as próximas eleições legislativas, Martín Insaurralde.

Na ocasião o pontífice anunciou o local onde será realizada a próxima Jornada: Cracóvia, na Polônia, país que em 2016 receberá o evento pela segunda vez.

A escolha não deixa de ser uma homenagem ao papa polonês João Paulo 2º, responsável por criar o encontro mundial dos jovens da Igreja Católica, e que neste ano deve ser oficialmente reconhecido como santo.


Endereço da página:

Links no texto: