Folha de S. Paulo


Milhares de peregrinos esperam pelo papa em Copacabana, no Rio

Milhares de fiéis se encontram na orla da praia de Copacabana no começo da noite deste sábado à espera do papa Francisco.

Ali, a partir das 19h30, terá início a vigília de oração. O pontífice já deixou o Palácio Apostólico do Sumaré, residência oficial da arquidiocese do Rio, no alto da estrada do Sumaré, Rio Comprido, na zona norte.

Peregrinos que chegam caminhando não conseguem alcançar a orla, já que muitas pessoas estão se instalando no que deveriam ser os corredores de escoamento, montados em direção das ruas transversais.

Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo
Participantes da Marcha das Vadias criticam Igreja Católica

Na altura da rua República do Peru, uma das transversais da avenida Atlântica, agentes da Força Nacional fecharam a grade para a passagem, o que criou confusão, já que muitos peregrinos queriam atravessar as pistas para se colocar na areia.

A ONG World Future Council instalou perto do caminho onde o papa vai passar uma réplica de um tanque de guerra coberto com pães, com a mensagem: pão, não guerra. Para o diretor de segurança alimentar da entidade, o alemão Holger Gussefeld, a iniciativa não é um protesto, mas uma mensagem apoiada pelo papa.

"Ele fala muito em acabar com a pobreza. Essa é a melhor forma, tenho a certeza que ele apoia", afirma. A entidade fez a mesma manifestação em Manguinhos no dia da visita do líder religioso.


Endereço da página:

Links no texto: