Folha de S. Paulo


Fiéis acompanham shows da programação da Jornada em Copacabana, no Rio

Uma série de shows de artistas católicos está sendo realizada na tarde deste sábado na praia de Copacabana, na zona sul do Rio.

As atrações estão sendo acompanhadas pelos muitos fiéis que já se encontram acampados no local, onde, às 19h30, terá início a vigília de oração com presença do papa Francisco.

A programação começou às 12h com o Show do Futuro Brasil. Até o final da tarde, grupos de música com viés religioso, artistas e figuras conhecidas, como o padre Fábio de Melo e a banda Rosa de Saron, subirão nos palcos para se dirigir aos peregrinos.

Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo
Francisco não faz marketing, diz biógrafo do papa

Às 18h será realizada A Oração do Angelus, com o tenor Jean William cantando "Ave Maria". Após a participação do papa Francisco no evento, a programação musical segue com o Show do Futuro Mundo Alegria.

Depoimentos

Antes de cada apresentação haverá intervenções nos telões com depoimentos de voluntários e peregrinos, que mostrarão suas opiniões e seus desejos sobre temas como amor, esperança, união, futuro, fé e ser anjo. "É um show com conteúdo para pensar", explicou o diretor artístico, Edson Erdmann. "Vamos mostrar uma história incrível, verdadeira, contada pelos peregrinos", explicou.

Durante o dia também haverá ensaios para o "flash mob", que está programado para a Missa de Envio, última celebração do papa na Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada às 10h deste domingo. A ideia é que a ação, comandada pela Banda Expresso HG e pela Orquestra JMJ, aconteça no momento da chegada do papa Francisco ao palco. O jingle "Bem-Vindo papa Francisco", embalará a coreografia.

No palco, ainda com a presença de Francisco, haverá um ato artístico. Jovens que viveram situações de vida difíceis e contarão suas histórias e sua ligação com a fé. O lema da Jornada vai aparecer de forma cênica. De acordo com o diretor Ulysses Cruz, esses depoimentos serão intercalados com a construção da igreja cenográfica e complementados com elementos coreográficos. O ator Tony Ramos será o mestre de cerimônias.

"O ato artístico tem o objetivo de renovar forças e criar um sentimento de ação, um sentimento de que nós podemos realizar, nós podemos mudar. O jovem precisa vivenciar essa experiência, estar dentro dela e não apenas ser um espectador. É importante que a vigília seja com os jovens e não apenas para os jovens", destacou Ulysses. Depois da saída do papa, cerca de 200 jovens brasileiros em recuperação de dependência química subirão ao palco para cantar junto com a banda italiana Gen Rosso.


Endereço da página:

Links no texto: