Folha de S. Paulo


Copacabana há anos é ponto de encontro de multidões; a JMJ reuniu 1 mi na quinta

Na última quinta-feira (25), a praia de Copacabana recebeu cerca de 1 milhão de fiéis no encontro com o papa Francisco, evento da Jornada Mundial da Juventude. O local é conhecido internacionalmente como ponto turístico e como concentrador de grandes multidões.

A maior concentração no local foi para ver a apresentação do britânico Rod Stewart, na virada de ano de 1994 para 1995. O evento consta no Guiness Book como o maior show gratuito de rock. Estima-se que 3,5 milhões de pessoas estavam na praia de Copacabana naquele dia.

Veja o especial O papa no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Rio gasta R$ 6 milhões para realizar dragagem em Guaratiba
Prefeito do Rio diz que organização da Jornada está com nota próxima de zero

Outro show grátis que reuniu um grande público foi o dos ingleses Rolling Stones, em fevereiro de 2006. Segundo os organizadores, 2 milhões de pessoas estiveram presentes. Para a polícia, a estimativa foi 1,3 milhão.

A típica queima de fogos para comemorar a passagem de ano, em Copacabana, reuniu 2,3 milhões de pessoas no último dia de 2012, batendo o recorde do evento.

Roberto Carlos fez uma apresentação gratuita para 200 mil pessoas como especial de Natal de 2010, transmitido pela TV Globo. O evento foi patrocinado pela prefeitura, que pagou R$ 6,4 milhões.

Outro show que foi financiado pela prefeitura foi o encontro de Stevie Wonder com Gilberto Gil. Eles tocaram juntos na noite de Natal de 2012 para 450 mil pessoas, também na praia de Copacabana.

Na 15ª Parada do Orgulho Gay, em novembro de 2010, esteve presente a maior bandeira com as cores do arco-íris do mundo, com dez metros de largura por 120 de comprimento. Segundo a estimativa da organização, 3,5 milhões de pessoas estavam no local neste ano.

A edição de 2012, no entanto, foi a que maior concentração reuniu. De acordo com a organização, eram 4,5 milhões. Para a Polícia Militar, eram 4 milhões. E, segundo o Datafolha, 270 mil.


Endereço da página:

Links no texto: