Folha de S. Paulo


Entenda a 13ª Estação da Via Sacra: Jesus é descido da Cruz

Criada no século 15, por franciscanos, a Via Sacra é uma procissão dramatizada que representa os episódios da condenação, suplício e morte de Jesus Cristo na cruz, dividido em 14 estações.

A encenação do Rio foi concebida pelo diretor de teatro e televisão Ulysses Cruz.

Na Décima Segunda Estação, Jesus é morre na Cruz.

Editoria de Arte/Divulgação/Folhapress

DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ

REFERÊNCIA Jovem surdo

CENÁRIO

Uma estrutura em ferro tem dependurada enormes gotas de sangue feitas de tecido vermelho.

CENA

Pelas laterais da escadaria, entram em cena figurantes e se posicionam pela estrutura. São homens e mulheres de todos os tipos e idades, necessariamente surdos que dominem a linguagem de sinais, Libras.

Assim que os figurantes se posicionam, 6 personagens vindos da Sétima Estação, vestindo seus macacões de trabalho, vem empurrando um piso quadrado, como um pedestal.

Sobre o pedestal, uma Pietá, branca como o mármore, que o tempo deu tons de areia. Vemos a imagem por alguns momentos, enquanto a luz a ilumina lindamente.

Os trabalhadores empurram o pedestal de volta para dentro, surgem os dois celebrantes e se posicionam no centro. O texto é dito em libras e traduzido simultaneamente por outra jovem.

Intérprete: Raphael Najan, voluntário da Jornada Mundial da Juventude

Havia um homem, por nome José, membro do conselho, homem reto e justo. Foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Ele o desceu da cruz, envolveu-o num pano de linho e colocou-o num sepulcro, escavado na rocha, onde ainda ninguém havia sido depositado. (Lc 23, 50.52-53)

MEDITAÇÃO

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! É maravilhoso escutar as lições do teu divino Coração. Passo os dias no silêncio de sons e palavras. Não consigo ouvir com os ouvidos, mas escuto tua voz em meu coração. Ao ver-te descido da cruz, repousar no colo piedoso de tua querida mãe, sinto que todos os discursos são insuficientes e uma única palavra já é demais. Existem momentos em que o silêncio e a contemplação falam muito mais. Ensina-me a descrucificar os meus irmãos. Que o meu testemunho seja um silencioso grito de amor e de solidariedade.

Matracas, segmento musical, deslocamento.

Editoria de Arte/Folhapress

ESTAÇÕES

Voltar à 12ª Estação
Avançar à 14ª Estação


Endereço da página:

Links no texto: