Folha de S. Paulo


Entenda a Décima Estação da Via Sacra: Jesus é despojado de suas vestes

Criada no século 15, por franciscanos, a Via Sacra é uma procissão dramatizada que representa os episódios da condenação, suplício e morte de Jesus Cristo na cruz, dividido em 14 estações.

A encenação do Rio foi concebida pelo diretor de teatro e televisão Ulysses Cruz.

Na Nona Estação, Jesus cai pela terceira vez.

Editoria de Arte/Divulgação/Folhapress

DÉCIMA ESTAÇÃO: JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

REFERÊNCIA Jovem das redes sociais.

Intérprete: Germano Cardoso, voluntário da Jornada Mundial da Juventude

Desde a planta dos pés até o alto da cabeça, não há nele coisa sã. Tudo é uma ferida, uma contusão, uma chaga viva, que não foi nem curada, nem ligada, nem suavizada com óleo. (Is 1,6)

CENÁRIO

Uma grande rampa sinuosa, criando uma perspectiva rumo ao céu.

Na metade da rampa há um platô e seu piso está coberto por um tapete de Corpus Christi, feito com serragem e pó coloridos variados. É um lindo artesanato, muito rico em detalhes. Uma obra de arte popular.

No alto da rampa, a reprodução de um aspecto icônico da Basílica da Ressureição em Jerusalém.

No meio da rampa, um telão.

CENA

Pelo centro da rampa, surge --de costas para o público-- Jesus no auge de seu flagelo, subindo lentamente a rampa, passando sobre o tapete, que se desmancha à sua passagem. (Jamais vemos seu rosto). Ele veste uma túnica grande, gasta, sofrida e podre que arrasta pelo chão. Tem o corpo pintado, lembrando a iconografia brasileira desse momento da história de Jesus. Sozinho, percorre toda a rampa até o topo, onde some.

MEDITAÇÃO

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Teu Coração me ensina tantas maneiras de promover a comunhão. Faço parte desta geração que nasceu conectada por meio da Internet. Sei que as redes sociais são uma possibilidade para construir relações verdadeiras, mas exigem muita atenção para não ficar refém das forças de dispersão que despojam a juventude de sua identidade. Olhando para o teu despojamento total no caminho da cruz eu peço em nome de minha geração: que a tua graça nos ensine os caminhos para evangelizar o "continente digital" e nos deixe atentos à possível dependência ou confusão entre o real e o virtual, correndo o risco de dispensar o encontro com as pessoas por contatos na rede.

Matracas, segmento musical e deslocamento.

A Cruz Chega.

Editoria de Arte/Folhapress

Voltar à Nona Estação
Avançar à 11ª Estação


Endereço da página:

Links no texto: