Folha de S. Paulo


Entenda a Quarta Estação da Via Sacra: Jesus encontra sua Mãe

Criada no século 15, por franciscanos, a Via Sacra é uma procissão dramatizada que representa os episódios da condenação, suplício e morte de Jesus Cristo na cruz, dividido em 14 estações.

A encenação do Rio foi concebida pelo diretor de teatro e televisão Ulysses Cruz.

Na Terceira Estação, a cruz foi ficando pesada e Jesus cai pela primeira vez. Um um jovem, voluntário numa comunidade de recuperação de pessoas que caíram na dependência química, chora sem consolo.

Editoria de Arte/Divulgação/Folhapress

QUARTA ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE

REFERÊNCIA Uma jovem falando em nome das mães.

Intérprete: Antônio Barbosa, voluntário da Jornada Mundial da Juventude

Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta. (Lm 1,12)

CENÁRIO

Uma passarela em espiral.

CENA

Pela passarela, entra a atriz representando a Mãe de Jesus. Ela veste roupas em tons profundos, ocres, marrons, verdes. Ela se posiciona num platô no centro da escadaria, sob o arco.

Assim que a Cruz é posicionada, um grupo de 10 mulheres com seus filhos pequenos, entre 2 a 5 anos, entra em cena e ocupa a parte mais baixa da escadaria. Estão vestidas como as cores das bonecas do Vale do Jequitinhonha.

A atriz olha para a Cruz Peregrina olhando para seu próprio filho, Jesus. Emocionada.

Entram os celebrantes e falam a meditação no platô central.

MEDITAÇÃO

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Contemplo a profunda comunhão de amor entre o teu Coração e o coração de tua mãe. É uma comunhão redentora! Aquela troca silenciosa de olhares no caminho da cruz fala mais do que qualquer discurso ou palavra. A dor do filho é realmente a dor da mãe. Isto me faz pensar nas lutas em favor da vida da sua concepção até o seu fim natural. Nós mulheres temos uma vocação muito forte para defender tudo o que vive. Não podemos aceitar a violência de quem se acha no direito de interromper uma vida indefesa. Queremos proclamar com tua mãe: O Senhor fez em mim grandes coisas. Derruba do trono os arrogantes e eleva os humildes. Manifesta a força de seu braço e nos sustenta nos caminhos da vida.

Ao final da meditação, o cortejo já está preparado para conduzir a Cruz até a próxima estação.

As crianças que compõem a próxima cena começam a subir as escadas. Mesma situação anterior se repete, com o toque das matracas e o novo segmento musical.

Editoria de Arte/Folhapress

ESTAÇÕES

Voltar à Terceira Estação
Avançar à Quinta Estação


Endereço da página:

Links no texto: