Folha de S. Paulo


Papa Francisco emociona público ao beijar e abençoar crianças

Um indicativo da proximidade do papa Francisco com a população é a disposição com que ele cumprimenta crianças, especialmente visível em sua visita à comunidade de Varginha.

Eufóricas com a visita do papa Francisco, as crianças da favela da Varginha disputavam aos gritos a atenção do ilustre visitante, mesmo sob forte chuva.

Enfileiradas em frente à capela São Sebastião, berravam "Viva Francisco" para atrair seu olhar. O pontífice cumprimentou a primeira fila de crianças. Sem cerimônia, uma delas fez um carinho na testa do papa.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo
Papa Francisco desfila por ruas do Rio; veja os modelos de papamóvel

O colunista da Folha Elio Gaspari caracterizou Francisco como "um homem que não tem medo do povo", depois que ele desfilou com o carro aberto ao chegar no Brasil.

O ato público mais famoso do papa Francisco foi lavar e beijar os pés de pacientes com Aids, em 2001. Neste ano, já como líder da Igreja Católica, o pontífice lavou os pés de doze jovens, repetindo o gesto de Jesus com os apóstolos, durante missa em um centro de detenção de adolescentes, na periferia de Roma.

EMOÇÃO

No final da tarde desta segunda-feira (22), o papa Francisco parou por alguns instantes o papamóvel na esquina das ruas Araújo Porto Alegre com México para beijar e abraçar uma menina de um ano e oito meses.

Seguranças ajudaram a levar a criança até o pontífice. "Fiquei muito emocionada. A gente está tremendo até agora", disse chorando a mãe da menina Izadora, Thaís Ramos, 26.

Ao menos outras duas crianças também receberam um beijo do papa ao longo do trajeto, que terminou na sede do governo do Rio, com uma bênção ao povo brasileiro.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: