Folha de S. Paulo


Entenda a Segunda Estação da Via Sacra: Jesus carrega sua cruz

Criada no século 15, por franciscanos, a Via Sacra é uma procissão dramatizada que representa os episódios da condenação, suplício e morte de Jesus Cristo na cruz, dividido em 14 estações.

A encenação do Rio foi concebida pelo diretor de teatro e televisão Ulysses Cruz.

Na Primeira Estação Jesus é condenado à morte. Pôncio Pilatos então entrega-o para que seja crucificado.

Editoria de Arte/Divulgação/Folhapress

SEGUNDA ESTAÇÃO: JESUS CARREGA SUA CRUZ

REFERÊNCIA Jovem convertido

Intérprete:

Levaram então consigo Jesus.
Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota. (Jo 19,17)

CENÁRIO

No Litostrato, pavimento no palácio de Pilatos: No topo da escadaria, há um enorme letreiro em forma circular com os dizeres "Ecce homo --Eis o homem'.

CENA

O letreiro é vazado e iluminado por uma luz que emana de dentro dele (backlight). Cerca de 8 pessoas entram em cena carregando cruzes pretas com nomes escritos em branco, a mão, adornadas com fotos, santinhos, terços, etc...

No momento em que A Cruz é posicionada no pedestal, dois celebrantes que farão a meditação da Estação, que estarão ocupando um platô abaixo do letreiro, dizem o texto.

MEDITAÇÃO

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui convertido pelo teu divino Coração. Tomaste sobre os ombros minhas dores e misérias (Cf. Is 53,4.). Era minha a cruz que te feriu. Quero completar o teu sacrifício em minha vida, deixando-me tocar por tão grande amor e dando testemunho com as palavras e com o exemplo ali onde o mundo precisa. Levarei para sempre a tua cruz no meu peito e as tuas palavras no meu coração. Quero ser instrumento deste amor que nunca se cansa de amar.

Quando a meditação é finalizada, é dado o momento em que a Cruz deve se locomover até a próxima estação. As matracas soam, a orquestra inicia o terceiro segmento musical.

Neste momento, os voluntários que compõem a 3º Estação, já começam a se movimentar para formar o quadro da 4º Estação antes que a Cruz seja posicionada em seu pedestal.

Editoria de Arte/Folhapress

ESTAÇÕES

Voltar à Primeira Estação
Avançar à Terceira Estação


Endereço da página:

Links no texto: