Folha de S. Paulo


Moradores cobram R$ 1.000 por vista do papa no complexo de favelas de Manguinhos

Moradores com residências com terraço ao lado da Igreja de São Jerônimo, na comunidade de Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos, na zona norte do Rio, cobram R$ 1.000 por uma vaga no "camarote" para ver o papa Francisco.

O pontífice deve visitar a comunidade no final da manhã desta quinta-feira (25), por volta das 11h, após seu compromisso no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense.

Veja o especial O papa no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Convidados aguardam papa Francisco na chuva no Palácio da Cidade

O líder religiosos abençoará os moradores da comunidade conhecida como a "faixa de Gaza" carioca, ocupada por forças policiais em outubro do ano passado, onde abrigava a maior cracolândia da cidade.

Marcelo Justo/Folhapress
Comunidade da favela Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos, aguarda a chegada do papa Francisco
Comunidade da favela Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos, aguarda a chegada do papa Francisco

A escolha de Varginha, uma comunidade situada em um bolsão de pobreza, dentro de um território castigado por confrontos armados, atende a uma orientação do próprio papa Francisco, que determinou a inclusão de encontros com a parcela excluída da população em sua passagem pelo Rio.

Policiais militares formaram um cordão de isolamento exatamente em frente à igreja. Nas ruas principais que dão acesso à favela, voluntários da Jornada Mundial da Juventude fazem outro cordão de isolamento, desta vez para tentar controlar o número de pessoas diante da Igreja.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: