Folha de S. Paulo


Convidados aguardam papa Francisco na chuva no Palácio da Cidade

Parte dos convidados do prefeito Eduardo Paes (PMDB) aguarda debaixo de chuva a chegada do papa Francisco, que participa de cerimônia a partir das 9h45 da manhã desta quinta-feira (25) no Palácio da Cidade, uma das sedes do governo municipal, na zona sul do Rio.

No encontro, o primeiro do papa em público nesta quinta, ele receberá do prefeito as chaves da cidade e abençoará as bandeiras olímpicas.

Veja o especial O papa no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Igor Gielow: Papa aceita diálogo, mas não é padre de passeata
Papa Francisco vai receber chave da cidade e se encontrar com fiéis em Copacabana
"Uso livre" das drogas não é solução, diz papa durante visita a hospital no Rio

Entre os convidados que já esperam o papa estão Carlos Alberto Parreira, o ex-jogador de basquete Oscar e jogadores da seleção de vôlei.

"Nunca imaginei que gostaria tanto de um argentino", brincou Oscar, em referência à nacionalidade do papa Francisco.

Parreira, ao chegar, disse que espera uma bênção para que Brasil e Argentina se enfrentem na final da Copa do Mundo, em 2014. "E como Deus é brasileiro, o Brasil deve ganhar", afirmou, rindo.

Um grupo pequeno de fiéis aguarda o papa na porta do Palácio. "Queria ser criança para alguém me levar ao papa e ele me dar um beijo", disse o peregrino Denis Souza Gonçalves, 22, do Pará.

Não há sinais de protestos no entorno do Palácio até o momento.

AGENDA

Após compromisso no Palácio da Cidade, o pontífice vai visitar a comunidade da Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, por volta das 11h.

O líder religioso abençoará os moradores da comunidade conhecida como a "faixa de Gaza" carioca, ocupada por forças policiais em outubro do ano passado, onde abrigava a maior cracolândia da cidade.

A escolha de Varginha, uma comunidade situada em um bolsão de pobreza, dentro de um território castigado por confrontos armados, atende a uma orientação do próprio papa Francisco, que determinou a inclusão de encontros com a parcela excluída da população em sua passagem pelo Rio.

Por volta do meio-dia, em evento não previsto na agenda oficial, Francisco saudará 5.000 fiéis argentinos na Catedral Metropolitana, na Lapa (centro).

Por volta das 18h, o papa vai se encontrar pela primeira vez com os participantes da Jornada Mundial da Juventude na praia de Copacabana, na zona sul do Rio. O ato é um dos considerados centrais da Jornada e o pontífice realizará um discurso.


Endereço da página:

Links no texto: