Folha de S. Paulo


Papa Francisco vai receber chave da cidade e se encontrar com fiéis em Copacabana

Na manhã desta quinta-feira (25), o papa Francisco realiza uma missa privada no Palácio do Sumaré, residência oficial da arquidiocese do Rio, no alto da estrada do Sumaré, Rio Comprido, na zona norte da capital fluminense.

Às 9h45, o pontífice irá até o Palácio da Cidade, em Botafogo, onde receberá do prefeito Eduardo Paes (PMDB), em um gesto simbólico, as chaves da cidade e, também, dará uma bênção à Bandeira Olímpica.

Por volta das 11h, o pontífice vai visitar a comunidade da Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, onde abençoará os moradores da comunidade conhecida como a "faixa de Gaza" carioca, ocupada por forças policiais em outubro do ano passado, onde abrigava a maior cracolândia da cidade.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo

Em evento não previsto na agenda oficial, Francisco saudará 5.000 fiéis argentinos na Catedral Metropolitana, na Lapa (centro).

A escolha de Varginha, uma comunidade situada em um bolsão de pobreza, dentro de um território castigado por confrontos armados, atende a uma orientação do próprio papa Francisco, que determinou a inclusão de encontros com a parcela excluída da população em sua passagem pelo Rio.

Por volta das 18h, o papa vai se encontrar pela primeira vez com os participantes da Jornada Mundial da Juventude na praia de Copacabana, na zona sul do Rio. O ato é um dos considerados centrais da Jornada e o pontífice realizará um discurso.


Endereço da página:

Links no texto: