Folha de S. Paulo


Lembrada pelo papa Francisco, história de Aparecida começa em 1717

O culto à Nossa Senhora Aparecida, o mais importante símbolo religioso brasileiro, tem sua origem em 1717.

Naquele ano, três pescadores descobriram no rio Paraíba do Sul, em um local próximo à região da atual Aparecida (180 km de São Paulo), uma imagem de cerca de 40 cm, de cor escura.
Devido a seu aparecimento, considerado milagroso à época, a estátua negra de Virgem Maria logo recebeu um nome: Aparecida.

A imagem ganhou força com o passar dos anos --primeiro para os poucos pescadores a quem ela teria tornado a pesca abundante, em seguida para a comunidade local, até a inauguração da primeira capela, em 1745, quando ocorreram as primeiras romarias.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Papa promete voltar em 2017

Dom Pedro 1º, no ano da independência brasileira, em 1822, a proclamou ''padroeira do Brasil''. Em 1930, a proclamação recebe o aval do papa Pio 11. A pedra fundamental da atual basílica de Aparecida foi lançada em 1946.

Gabriela Biló/Futura Press/Folhapress
O papa Francisco beija imagem de Nossa Senhora Aparecida, presente de dom Raymundo Damasceno (esq.)
O papa Francisco beija imagem de Nossa Senhora Aparecida, presente de dom Raymundo Damasceno (esq.)

Uma das questões mais controversas sobre a imagem é a de sua cor. Não há, ao que parece, dúvida sobre o efeito escurecedor que a longa permanência na água possa ter provocado. A discussão se concentra nos possíveis significados que a cor pode assumir.

O jornalista Luciano Ramos, autor do livro ''A Padroeira - Origem do Culto à Senhora Aparecida'' (edições Paulinas), considera que ''o fato de a imagem ser negra poderia explicar a sua importância no século 20, mas não na época, em que quase não havia negros naquela região''.

Segundo Ramos, a descoberta situa-se historicamente entre duas revoltas contra os portugueses na capitania de São Paulo e Minas (a Guerra dos Emboabas, de 1709, e a de Felipe dos Santos, em 1720). O culto ofereceria aos brasileiros uma ''confiança libertária'' em relação à ordem política e um incentivo ao sentimento nativista.

O papa Francisco é devoto de Nossa Senhora Aparecida.

OUTROS NOMES

Maria, mãe de Jesus Cristo, ou Nossa Senhora, por suas aparições, tem mais de 2.000 denominações diferentes. No México, é chamada de Nossa Senhora de Guadalupe e é conhecida como protetora da integridade física e dos bens materiais.

O nome Guadalupe é uma referência a algo semelhante a "ao que teve origem no cume de uma montanha de pedras" na língua de uma tribo indígena. A aparição se deu no ano de 1531 para o índio Juan Diego, que procurava ajuda para o tio doente.

Depois de provar a aparição da santa a um bispo com rosas colhidas na montanha, o índio teve sua graça atendido: a cura do seu tio.

Outro nome, Fátima, de Portugal, surgiu em meio à Primeira Guerra Mundial, quando crianças afirmaram ter visto uma mulher bonita e reluzente próximo a uma árvore nativa. A aparição se repetiu por alguns meses e perturbações sobrenaturais como relâmpagos e alterações de temperatura começaram a ser sentidas. Em 1917, mais de 70 mil pessoas viram o sol fazer malabarismos no céu.

Por anos, as três crianças que primeiro presenciaram a aparição guardaram três segredos contados pela santa: a visão do Inferno, o fim da Primeira Guerra mundial e a possibilidade de uma nova batalha, além de um atentado ao papa.
p(wideVideoPlayer). Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: