Folha de S. Paulo


MetrôRio admite falha durante abertura da Jornada

O diretor de engenharia do Metrô Rio, Joubert Flores, admitiu na manhã desta quarta-feira que uma falha técnica provocou a interrupção do transporte por pouco mais de duas horas no final da tarde de ontem no Rio.

No horário, ocorria peregrinos se deslocavam para a abertura da Jornada Mundial da Juventude, em Copacabana, zona sul carioca.

"Teve uma falha técnica do metrô. A gente em primeiro lugar tem que se desculpar porque as pessoas não contavam com isso, nem a gente. Foi um problema com um cabo novo da futura estação Uruguai [zona norte], que o suporte dele cedeu e acabou interferindo no trem provocando um curto e desligamento do trecho", explicou Flores.

Segundo a concessionária do metrô, o suporte do cabo de energia rompeu na altura da estação Uruguaiana (centro). Inicialmente, foram afetadas as estações da zona norte até a Cinelândia, mas depois todo o sistema precisou ser desligado.

"A demora foi porque a gente precisou desligar os demais cabos para permitir o serviço das pessoas que trabalhavam ali já que elas corriam riscos se a energia continuasse ligada", disse o diretor de engenharia do metrô.

Julio César Guimarães/UOL
Queda de energia na estação Glória do metrô causa caos nos transportes na cidade no dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude
Queda de energia na estação Glória do metrô causa caos nos transportes no dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude

Flores afirmou ainda que o suporte seguiu para análise. Uma nova vistoria foi feita durante a madrugada de hoje para evitar que o episódio aconteça novamente.

"A gente trabalhou a madrugada inteira para verificar se tinha possibilidade, mas isso [falha] está absolutamente fora de qualquer hipótese. Isso não tem nada a ver com a Jornada, com o aumento da demanda. Foi um problema técnico... só que infelizmente aconteceu num momento de grande demanda. Vistoria a gente faz diariamente, não é problema de manutenção", garantiu Flores.

A Secretaria Municipal de Transportes informou que ainda não havia obtido retorno do metrô sobre o que provocou o problema de ontem. A pasta disse que, na ocasião, emitiu um aviso emergencial para as concessionárias de ônibus da cidade reforçarem suas frotas para atender os peregrinos.

A secretaria afirmou que, o episódio se repita nos próximos dias, vai tomar a mesma providência.

A Folha entrou em contato com a Secretaria Estadual de Transportes, mas ainda não obteve retorno.

PANE

No final da tarde de ontem, uma pane fechou o metrô por duas horas e dificultou o acesso de milhares de fiéis à missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, que levou 400 mil pessoas a Copacabana, zona sul carioca.

Os trens pararam às 16h19 e só voltaram a funcionar às 18h32. Como era horário de pico, as estações ficaram superlotadas e os passageiros chegaram a desmaiar.

A prefeitura informou que adotou "plano de contingência" para os eventos que ocorrerão em Copacabana amanhã e sexta-feira, ambos com a presença do papa Francisco, com expectativa de público de 2 milhões de peregrinos - o que equivale a um Réveillon por dia.


Endereço da página: