Folha de S. Paulo


Peregrinos vaiam carros oficiais e aplaudem papamóvel vazio em Aparecida (SP)

À espera para entrar no santuário de Aparecida, peregrinos vaiam na manhã desta quarta-feira (24) os carros oficiais que passam pelas ruas da cidade paulista para entrar no santuário.

Entre as vaias, era possível ouvir gritos pedindo que Dilma aparecesse na janela: "Abre a janela, Dilma". Quando o papamóvel passou vazio pelos fiéis em direção ao heliponto, o público começou a aplaudir e a gritar o nome do papa Francisco.

O Exército já verificou todo o percurso que o pontífice fará do heliponto até o santuário de Aparecida. A missa estava programada para começar às 10h30, mas deve sofrer atraso. O motivo: o mau tempo nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro fez com que os organizadores do evento alterassem o trajeto do papa.

Ao invés de vir de helicóptero do Rio até Aparecida (a 180 km de São Paulo), o pontífice usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para e desembarcou em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), de onde pegou um helicóptero até Aparecida.

RECEPÇÃO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), recepcionou o papa Francisco, que desembarcou por volta das 10h15 em um heliponto na cidade paulista. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno também está no local para conduzir Francisco até a Capela dos Apóstolos, onde o papa verá a imagem de Nossa Senhora.

Foi em Aparecida, em maio de 2007, que Jorge Mário Bergoglio, então cardeal de Buenos Aires, se consolidou como líder continental da Igreja. Ele foi relator do documento final da 5ª Conferência do Episcopado Latino-americano, realizada no santuário de Aparecida.

Após a celebração será servido um almoço para o pontífice e sua comitiva. Na cidade, o pontífice será recebido por autoridades e visitará o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Seminário Bom Jesus --onde fica a imagem de São Frei Galvão-- e a Arquidiocese.

O pontífice deixa a cidade por volta das 16h30, quando retorna ao Rio de Janeiro para participar de uma cerimônia com dependentes químicos no hospital São Francisco, na Tijuca.

O líder religioso deixou a residência da Arquidiocese do Rio, na zona norte da capital fluminense, por volta das 7h49. Às 8h27, o pontífice deixou a Base Aérea do Galeão, em direção ao município de São José dos Campos.

MISSA

A estimativa é que entre 200 mil e 250 mil pessoas devem acompanhar as atividades religiosas do pontífice em Aparecida, disse Monteiro.

Ao todo, 15 mil pessoas terão acesso à basílica, sendo 12 mil fiéis e o restante um grupo formado pela equipe do papa, autoridades, imprensa, membros da igreja e outros.

Os romeiros também poderão acompanhar a missa por quatro telões distribuídos do lado de fora da basílica, onde haverá cerca de 5.000 cadeiras. Ao final da missa, o papa Francisco fará, a partir de uma tribuna, uma bênção ao público que estiver na parte externa.


Endereço da página:

Links no texto: