Folha de S. Paulo


Papa vai usar jato da FAB para fazer parte do percurso do Rio até Aparecida (SP)

A Força Aérea Brasileira confirmou nesta terça-feira (23) que o papa Francisco vai usar uma aeronave da FAB para se deslocar do Rio até São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) e, depois, irá para a cidade de Aparecida (a 180 km de São Paulo).

A decisão foi tomada devido ao mau tempo que atinge os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta terça. Inicialmente, o líder religioso partiria de helicóptero do Sumaré, onde está hospedado na zona norte do Rio, até Aparecida.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

Ao chegar em São José dos Campos, o pontífice irá de carro ou de helicóptero --a depender do tempo-- para o santuário de Aparecida, onde realiza uma missa por volta das 10h30.

Segundo a polícia, que organiza a segurança e o deslocamento do papa, se o tempo não melhorar e o avião da FAB não conseguir decolar no Rio, o pontífice fará o trajeto de carro da capital fluminense até Aparecida.

Na cidade, o líder religioso será recebido por autoridades e visitará o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Seminário Bom Jesus --onde fica a imagem de São Frei Galvão-- e a Arquidiocese.

O pontífice deixa a cidade por volta das 16h30, quando retorna ao Rio de Janeiro para participar de uma cerimônia com dependentes químicos no hospital São Francisco, na Tijuca.

PEREGRINOS

Fiéis que pretendem assistir a missa do papa Francisco no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida deverão chegar cedo ao local. Para ter acesso à cerimônia, os peregrinos devem estar com uma pulseira especial que começará a ser distribuída às 5h. O local dentro do santuário onde será possível retirar a pulseira ainda não está definido.

Cerca de 40 mil pessoas já chegaram ao município de Aparecida para acompanhar a missa do papa Francisco amanhã, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da cidade paulista.

Segundo Marcelo Monteiro, secretário da pasta, a estimativa é que entre 200 mil e 250 mil pessoas acompanhem as atividades religiosas do pontífice em Aparecida.

Ao todo, 15 mil pessoas terão acesso à basílica, sendo 12 mil fiéis e o restante um grupo formado pela equipe do papa, autoridades, imprensa, membros da igreja e outros.

Os romeiros também poderão acompanhar a missa por quatro telões distribuídos do lado de fora da basílica, onde haverá cerca de 5.000 cadeiras. Ao final da missa, o papa Francisco fará, a partir de uma tribuna, uma bênção ao público que estiver na parte externa.


Endereço da página:

Links no texto: