Folha de S. Paulo


Retirada do 'kit peregrino' tem fila de cinco horas no sambódromo

Grupos de peregrinos que vieram ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude estão enfrentando ao menos cinco horas de fila para retirar o "kit peregrino", no sambódromo, nesta terça (23).

Muitas delegações estão chegando ao Rio nesta semana, vindas dos mais diversos pontos -- a Folha conversou com peregrinos de Tocantins, Maranhão, Bahia, Paraná, Santa Catarina e de países como Moçambique, China, Canadá, Argentina e Uruguai. Todas elas fazem sua parada inicial na Sapucaí, no centro da cidade, para buscar o kit que contém o crachá de identificação e o vale-refeição, além de camiseta, mochila e outros itens.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Enquete: Você acha que Francisco conseguirá recuperar o prestígio da Igreja Católica?

Apesar de haver pontos de entrada e de saída delimitados, e muitos voluntários dando informações e ajudando a organizar a fila, a espera é de ao menos cinco horas, para quem já comprou pela internet e chega com o voucher impresso.

Quem não trouxe o comprovante ou ainda vai comprar o kit enfrenta duas outras filas, antes da retirada.

"Chegamos às 11h30 e estamos esperando desde então, e as pessoas nos disseram que ainda vai levar mais duas horas", disse a estudante Kimberly Nóbille, 15, que falou com a Folha pouco depois das 15h. Ela veio de Londrina (PR) com um grupo de 86 pessoas, que enviou dois representantes para a fila, para retirar os kits para todos.

O esquema é usado por todos os grupos --alguns líderes, geralmente mais velhos, ficam na fila para a retirada coletiva, enquanto os demais acomodam-se na passarela do samba, alguns descansando, outros cantando e interagindo com os demais peregrinos. As diversas bandeiras de países e Estados servem como ponto de entrada para a conversa e adereço para as fotos coletivas.


Endereço da página:

Links no texto: