Folha de S. Paulo


Arcebispo do Rio leva cruz peregrina ao Pão de Açúcar

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, levou a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Aparecida, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, ao Pão de Açúcar, na Urca, zona sul do Rio, na manhã desta quarta-feira.

O lugar foi escolhido pela arquidiocese por ser um dos principais cartões-postais da cidade e pela proximidade com a capela de São Sebastião, na praia Vermelha, Urca, construída na época de fundação do município.

"É bom retornar as fontes, ao início do Rio. Dizer às pessoas para observar o entorno com tanta coisa bonita. Para que cada um possa abrir o coração ao transcendente", disse o arcebispo.

Diana Brito/Folhapress
A cruz peregrina, símbolo da JMJ, no Pão de Açúcar
A cruz peregrina, símbolo da JMJ, no Pão de Açúcar

Dom Orani afirmou que apesar do Rio está preparado para receber o papa Francisco, o trajeto que o pontífice vai fazer com o papamóvel ainda não foi oficialmente traçado. "A segurança está vendo isso", disse.

Cerca de 60 pessoas acompanharam a missa do arcebispo no morto da Urca. A cerimônia acabou por volta das 11h15. Em seguida, Dom Orani seguiu para o Palácio São Joaquim, na Glória, zona sul, para rezar a oração do Angelus.

À tarde, ele segue em procissão com os símbolos da Jornada até a igreja Nossa Senhora do Parto, na rua São José, no centro, e encontra políticos, às 15h, na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

A peregrinação dos símbolos do evento pela cidade só terminam quando o papa Francisco chegar no próximo dia 22.

PÃO DE AÇÚCAR

A administração do Pão de Açúcar afirmou que a partir desta quarta o visitante contará com horários especiais de visitação até na madrugada. Os ingressos devem ser comprados pelo site do ponto turístico.

O novo esquema de visitação dura até o fim da Jornada. A previsão é que 8 mil pessoas visitem o bondinho do Pão de Açúcar, por dia, durante o evento. Nessa época do ano, o espaço recebe em média cerca de 5 mil visitantes. Em alta temporada, no verão, 7 mil, por dia. (DIANA BRITO)


Endereço da página: