Folha de S. Paulo


Cabral vai solicitar verba com governo federal para projeto de mobilidade urbana no Rio

O governador Sérgio Cabral (PMDB) divulgou nesta quinta-feira (4) que vai solicitar R$ 2,8 bilhões ao governo federal para adiantar projeto de mobilidade urbana no Estado.

"Levarei exclusivamente um projeto de mobilidade urbana, de extrema importância, para uma área da região metropolitana", disse Cabral.

A declaração foi feita após o anúncio do novo incentivo para produção de etanol, no Palácio da Guanabara, em Laranjeiras, zona sul do Rio.

O governador quer construir a linha 3 do Metrô (São Gonçalo) na região. Ele disse ainda que uma modelagem mais barata com a utilização de monotrilhos poderá ser utilizada no projeto, como já acontece em São Paulo.

A construção da linha na região vai atender cerca de 2 milhões de habitantes e ligará os municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio.

Além da capitalização de recursos para o projeto, o governador disse que irá se reunir com a presidente Dilma Rousseff e com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) para tratar da renegociar de dívida do Estado com a União.

O governador informou que o Estado tem um alto gasto com o governo federal por conta da dívida com a União. "O Estado paga, em média, R$ 7 bilhões ao governo federal por ano", disse Cabral.


Endereço da página: