Folha de S. Paulo


Oposição não quer debater com Dilma apenas reforma política

À espera de um convite formal do Palácio do Planalto, líderes da oposição na Câmara começaram a discutir nesta quinta-feira (27) uma estratégia conjunta para um eventual encontro com a presidente Dilma Rousseff. PSDB, DEM e PPS acertaram que não aceitam restringir a pauta da reunião a um debate sobre reforma política.

Para os oposicionistas, ao propor um plebiscito sobre a reforma política a presidente lança uma "cortina de fumaça" em resposta às manifestações populares que há mais de 14 dias tomam as ruas do país.

Tarso Genro: Mais um passo da revolução
Dilma vai sugerir ao Congresso lista de temas para plebiscito
Governo descarta referendo em vez de plebiscito sobre reforma política
Contra Dilma, oposição defende realização de referendo ao invés de plebiscito

Se o convite for confirmado, os líderes pretendem reunir os comandos dos partidos para fechar um documento que será apresentado a presidente.

"Temos outros assuntos para tratarmos como saúde, educação redução de gastos públicos, de ministérios essa é a pauta que está em sintonia com as ruas e isso queremos discutir", disse o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP).

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), reforçou o discurso. "Não temos nada contra o plebiscito, mas nós temos capacidade de diagnosticar e fazer uma reforma política. O que a presidente está fazendo é lançar uma cortina de fumaça para tentar esconder as mazelas do governo na educação, na saúde, no transporte", afirmou. "A população é a favor da reforma política, mas tem inúmeras demandas para o governo que não consegue perceber o que é prioridade", completou.

Para o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), disse que a ideia é cobrar a presidente pelo desgoverno do país. "Se a pauta dela é só reforma política, já poderia ter feito há muito tempo. O governo tem 80¨% dos deputados e do Senado. Se tivesse interesse, já teria feito", afirmou.

Hoje, a presidente recebe os líderes e presidentes de partidos da base. A expectativa é que chame os oposicionistas nos próximos dias. A iniciativa foi motivada depois do desgaste da presidente com aliados ao defender, sem consulta a aliados, a realização de um plebiscito para realizar uma constituinte exclusiva para reforma política.


Endereço da página:

Links no texto: