Folha de S. Paulo


Tucanos se posicionam contra proposta que retira poder de promotores em SP

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo decidiu nesta quarta-feira (26) se posicionar contra a proposta de emenda à Constituição estadual que retira de promotores o poder de investigar autoridades paulistas, como prefeitos, deputados estaduais e secretários de governo.

Em nota assinada pelo líder do partido, deputado Carlos Bezerra, a bancada diz que a decisão ocorre "em sintonia com as reivindicações que a população de São Paulo tem feito nas ruas por maior transparência e um combate firme à corrupção".

Para 'ouvir as ruas', Câmara rejeita PEC 37, que retira poderes do Ministério Público

O partido tem a maior bancada da Casa, ao lado do PT, com 22 dos 94 deputados. Até então, não havia consenso entre tucanos sobre a medida.

Em reunião entre líderes partidários, a sigla propôs que o projeto fosse levado à votação já nesta quarta-feira, mas não houve consenso.

O projeto, de autoria do deputado Campos Machado (PTB), está pronto para ser votado desde o final de maio.

No início de junho, quando a tendência da Casa era pela aprovação, houve um acordo para que a votação ficasse para a volta do recesso, em agosto.

Com a decisão tomada ontem pela Câmara dos Deputados --de derrubar a proposta de emenda à Constituição federal que impunha limites à atuação do Ministério Público, a PEC 37--, deputados estaduais contrários à medida de Campos pressionam para que ela seja votada agora.

Acreditam que por conta do ambiente imposto pelas manifestações contra a PEC 37, a tendência da Casa agora é a de rejeitar a proposta.


Endereço da página:

Links no texto: