Folha de S. Paulo


Homossexuais promovem "beijaço" no RS contra cura gay e Feliciano

Ativistas dos direitos dos homossexuais promoveram um "beijaço" no centro de Porto Alegre nesta quarta-feira (26) em um protesto contra o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) e o projeto da "cura gay".

Militantes pediram a saída do congressista da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em uma manifestação na Esquina Democrática, tradicional ponto de encontro da cidade. Segundo a organização, participaram cerca de 200 pessoas.

Roberto Seitenfus, 33, coordenador do grupo "Desobedeça", diz que a causa está dentro do mote de mudanças pedidas nos protestos no país. "Para ter mudanças, é preciso haver direitos humanos. E isso só vai acontecer com a saída de uma pessoa que não representa os direitos humanos de uma comissão da Câmara."

O projeto, que foi aprovado na comissão da Câmara presidida por Feliciano, autoriza que psicólogos trabalhem em serviços que proponham a cura das "homossexualidades".

Nas manifestações que tomaram conta do país neste mês, a presença de Feliciano na Comissão é frequentemente lembrada. Em Porto Alegre, ativistas dos direitos dos homossexuais vêm comparecendo em peso às marchas.

No próximo domingo, grupos de apoio à causa pretendem promover uma nova manifestação no parque da Redenção, o principal da capital gaúcha.

Diego Vara/Agência RBS/Folhapress
Bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes com mensagens de
Bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes com mensagens de "fora Feliciano" e "homofobia não é doença" integraram protesto contra o projeto conhecido como "cura gay" e o deputado Marco Feliciano (PSC-SP)

Endereço da página: