Folha de S. Paulo


Máquinas de combate à seca estão quebradas

Para ajudar no combate aos efeitos da seca, o governo incluiu municípios do sertão no chamado PAC Equipamentos, programa de compra e entrega de veículos, móveis e máquinas pesadas.

O programa tem sido o principal "pacote de bondades" do Palácio do Planalto aos municípios e mote das viagens da presidente Dilma Rousseff pelo país.

Pacote contra seca tarda a chegar aos 10 milhões afetados
Parte do dinheiro já foi liberado, afirma ministério

Prefeituras do semiárido beneficiadas pela iniciativa têm, contudo, enfrentado problemas para manter as máquinas doadas, e já existem casos de uso eleitoral dos equipamentos.

São máquinas quebradas por falta de manutenção, municípios sem garagem para guardá-las e funcionários que não aprenderam a operá-las após o rápido curso ministrado pelas fabricantes.

O governo prometeu a 1.415 cidades do sertão retroescavadeira, motoniveladora, carro-pipa, caminhão-caçamba e pá-carregadeira.

Até agora, gastou 20% do previsto, com 1.776 máquinas para 1.361 municípios.

Máquinas quebraram em pelo menos três cidades do Ceará e duas da Bahia.

Em Pedra Branca (CE), a prefeitura gastou R$ 15 mil no conserto de uma retroescavadeira que quebrou e passou dois meses parada.

Houve também, em Bonito (BA), uso da retroescavadeira na eleição municipal de 2012: cabos eleitorais do candidato do prefeito, do PSD, desfilaram na máquina durante a campanha.

Dois funcionários da Prefeitura de Quiterianópolis (407 km de Fortaleza) fizeram o curso e não conseguiram operar as máquinas. O município mantém há dois meses um operador experiente de outra cidade para orientá-los.

Um dos operadores de máquinas de Pedra Branca, João Paulo Siqueira, 31, diz que o curso é insuficiente. "Fiz esse curso há três anos para trabalhar em uma empresa, mas durou seis meses. Agora fiz de novo pela prefeitura e foi só uma semana", disse.

Em Barro (CE), a retroescavadeira e a motoniveladora pernoitam no pátio de um posto de gasolina às margens da BR-116.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: