Folha de S. Paulo


PF troca número dois da direção do órgão em Brasília

A direção-geral da PF (Polícia Federal) oficializou nesta segunda-feira (10) a troca do seu diretor-executivo, cargo considerado "número dois" na cadeia de comando do órgão.

A Folha apurou que a troca já estava prevista há meses e não tem relação com a atual crise indígena, marcada pela morte no último dia 30, com um tiro, do índio terena Oziel Gabriel durante uma operação comandada pela PF para retirar índios de uma fazenda em Sidrolândia (MS).

Em nota divulgada há pouco, a PF confirmou que Paulo de Tarso Teixeira, que estava na diretoria executiva desde 2011, deixou o cargo para assumir a adidância policial na Embaixada do Brasil em Lisboa, Portugal. Segundo a PF, o convite foi feito a Teixeira em setembro do ano passado.

Na nota, a PF afirma que "a troca nas diretorias, coordenações e chefias da Polícia Federal é prática comum dentro da normalidade administrativa do órgão, como atestam as recentes posses do diretor de Gestão de Pessoal no último mês de fevereiro e do diretor de Inteligência Policial na semana passada, além das posses de novos superintendentes regionais nos estados".

A Polícia Federal também destaca que tem aberto postos no exterior nos últimos anos. Segundo a polícia, essas adidâncias fazem parte da estratégia de internacionalização para combater o crime organizado.

No lugar de Teixeira, assumirá o delegado Rogério Augusto Viana Galloro, que já foi superintendente da PF em Goiás. Teixeira é homem de confiança do atual diretor-geral, Leandro Coimbra. Antes de assumir o cargo de diretor-executivo, ele foi superintendente da PF em Pernambuco.

Em outro ato publicado no "Diário Oficial", o Ministério da Justiça oficializou a saída da presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marta Maria do Amaral Azevedo, que enfrentava problemas de saúde e enfrentou dificuldades internas e externas para lidar com a maior crise na área indígena no governo Dilma Rousseff. Em seu lugar assumirá Maria Augusta Boulitreau Assirati, também servidora da Funai.


Endereço da página:

Links no texto: