Folha de S. Paulo


"TV Folha" traz Mel Lisboa em peça na cracolândia

O "TV Folha" deste domingo --que vai ao ar na TV Cultura às 19h30, com reprise às 23h-- exibe reportagem sobre peça de teatro estrelada pela atriz Mel Lisboa e ambientada na região da cracolândia, no centro de São Paulo.

"Homem Não Entra", produzida pela Cia. Pessoal do Faroeste, é encenada na rua do Triunfo, na região da chamada Boca do Lixo.

O espetáculo conta um episódio do dia 30 de dezembro de 1953, quando o então prefeito Jânio Quadros expulsou mais de mil prostitutas das redondezas do Bom Retiro e concentrou a prostituição na região da Luz.

Com direção de Paulo Faria, a montagem faz parte de um projeto que há anos pesquisa a vida social na região da estação da Luz.

Outra reportagem mostra que os idosos de São Paulo estão vivendo cada vez mais. A má notícia é que estão vivendo cada vez pior, segundo pesquisa obtida pela Folha.

Em dez anos, quase dobrou o total de homens na terceira idade que apresentam algum tipo de incapacidade. O percentual saltou de 22% em 2000 para 39% em 2010.

Entre as mulheres, a alta foi de 39% do total para 54%.

PORTOS

O programa traz ainda uma radiografia do setor portuário no Brasil. Um sobrevoo do Folhacópetro mostra como a burocracia e a falta de infraestrutura emperram o comércio exterior do país.

Outra reportagem mostra como o setor de turismo de baixo custo vem se expandindo no Brasil.

Dezenas dos chamados "hostels" vêm se estabelecendo em São Paulo, de olho em turistas do mundo todo e na Copa do Mundo de 2014.

O "TV Folha" também foi à fronteira do Brasil com alguns de seus principais vizinhos.

A reportagem percorreu centenas de quilômetros no Acre e em Rondônia, nas fronteiras com Bolívia e Peru, com membros das Forças Armadas, na Operação Ágata.

O quadro é desanimador. Drogas, cigarros e muambas de todos os tipos entram e saem do país sem qualquer fiscalização, 24 horas por dia.


Endereço da página:

Links no texto: