Folha de S. Paulo


Doleiro é denunciado por ajudar Valério no mensalão

Citado nas investigações do mensalão como doleiro, Jader Kalid Antonio foi denunciado à Justiça Federal em Belo Horizonte sob acusação de evasão de divisas, segundo a Procuradoria da República em Minas Gerais.

Segundo o Ministério Público, Kalid enviou dólares para uma conta no exterior do publicitário Duda Mendonça, embora tenha negado tal operação na ocasião da denúncia do mensalão, em 2005.

A denúncia informa que ele admitiu na época ter sido procurado por Ramon Hollerbach, então sócio de Marcos Valério Fernandes de Souza, para "apontar um caminho" para a remessa de dólares para o exterior. Mas negou ter efetuado a remessa.

Hollerbach e Valério foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) como integrantes do núcleo que operacionalizou o mensalão. Embora beneficiado com a remessa de dinheiro para sua conta particular no exterior, o publicitário Duda Mendonça foi absolvido no julgamento do caso.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Kalid enviou, em junho de 2003, US$ 131,8 mil para a conta da offshore Dusseldorf Company, no Bank Boston International, na Flórida (EUA). Essa empresa pertencia a Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.

Kalid teria feito a remessa utilizando uma conta dele próprio no Israel Discount Bank of New York. A conta tinha o nome Kanton Business Corp. As autoridades americanas comprovaram a titularidade da conta.

Embora tenha negado à época, Kalid admitiu em depoimento prestado na Polícia Federal que era o titular da conta. Segundo o Ministério Público, "também reconheceu que atuava como doleiro, operando transações financeiras internacionais para diversos clientes".

A Procuradoria informou que as suspeitas contra Kalid foram investigadas em outro inquérito em Minas por haver "outros delitos". Ele responde a outras duas ações penais na Justiça Federal em Minas sob acusação de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Kalid não foi localizado pela reportagem na tarde desta quarta-feira (29).


Endereço da página: