Folha de S. Paulo


Sem espaço na TV, Tiririca agora afirma que continua na política

Sem espaço na televisão para protagonizar um programa de humor, o deputado Tiririca (PR-SP) anunciou nesta terça-feira (28) que continua na vida política.

Em fevereiro, o deputado havia afirmado que estava desiludo com a política e queria voltar a ser apenas palhaço, carreira que lhe deu fama.

Tiririca lança álbum com música sobre passagem por Brasília; ouça três delas
Desiludido, Tiririca quer voltar a ser palhaço

Hoje, Tiririca mudou o discurso para fazer questão de mostrar afinidade com a cúpula do PR.

Deputado federal mais votado do país em 2010, com cerca de 1,3 milhão de votos, Tiririca demonstrou compreensão com antigas reclamações ao processo legislativo, como a dificuldade de aprovar projetos.

Nos últimos dias, Tiririca também trocou a equipe de gabinete, numa ação que teria sido orquestrada pelo deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Antes da reunião com a cúpula de seu partido, porém, Tiririca tentou negociar um novo programa de humor, que foi vetado pela TV Record, com quem rescindiu o contrato.

"Sai numa boa. Pedi um programa para mim, quase nove anos na casa. Falaram que não tinha projeto, então pedi para me liberarem", disse.

Segundo ele, existem poucos programas de humor na televisão. "Hoje, tem 'Praça é Nossa' (SBT) e 'Zorra Total' (TV Globo). O resto é mistura de coisas. Está faltando na televisão um programa tipo 'Os Trapalhões', que parava todo o Brasil. Os comediantes estão migrando para a novela", afirmou.

Tiririca não disse se vai concorrer à reeleição na Câmara ou a outro cargo. "Pode caracterizar pré-campanha. Só estou dizendo que eu continuo na vida política."

O deputado afirmou que pesou na sua decisão o apelo da cúpula do partido e de seus eleitores. Eleito com os bordões de campanha "Pior que está não fica" e "Você sabe o que faz um deputado?", ele negou que esteja encantado pelo poder.

"Eu não me preocupo muito com poder. Sou artista popular e vivo com isso. Me preocupo em dar voz para o povo", afirmou.

E completou: "deputado trabalha muito e produz pouco. É um trabalho grandioso. Mas eu chego em casa e falo: não sei como os velhinhos aguentam. Poderiam estar em casa curtindo a família e estão trabalhando".

Quase dois anos e meio após assumir o mandato, Tiririca apresentou sete projetos e nunca discursou na tribuna. Nenhuma proposta foi aprovada.

"Galera quer que fale muito. Não sei porque essa preocupação. Se tiver alguma coisa para falar, vou falar. Falar por falar, não."

Ele disse que os apelos que recebe na rua para continuar na política acontecem, especialmente, por ser um dos sete deputados que tem 100% de presença. Ele inclusive transformou isso em slogan: Tiririca 100%.

"Eu destaco bastante o lance de estar presente em todas as sessões, as comissões eu acho isso fantástico", disse.

Tiririca vai começar a fazer rodadas de caravanas em São Paulo visitando 50 cidades a partir do próximo mês.

O líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), reconheceu que Tiririca permanece como grande puxador de votos em pesquisas recentes feitas pelo partido.


Endereço da página:

Links no texto: