Folha de S. Paulo


Henrique Alves diz ao Planalto que não vai instalar CPI da Petrobras

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já avisou o Planalto que não vai instalar a CPI da Petrobras, articulada pelo seu próprio partido para atacar o governo Dilma Rousseff.

Henrique Alves deve a princípio rejeitar o requerimento de criação da CPI da Petrobras, cujas assinaturas foram recolhidas por deputados peemedebistas, como Leonardo Quintão (PMDB-MG).

PMDB engrossa pedido para investigar a Petrobras

Ele pediu à assessoria jurídica da Câmara para analisar o pedido de criação da comissão por avaliar que não há um "fato determinado" para as investigações, o que resultaria no seu arquivamento. Caso a assessoria encontre razões técnicas para o encaminhamento do requerimento, o presidente da Câmara já disse a assessores presidenciais que a CPI da Petrobras irá para o "fim da fila".

Ou seja, não será instalada, como desejam peemedebistas insatisfeitos com o Planalto. Existem outros 15 pedidos de criação de comissões parlamentares de inquérito na Câmara dos Deputados.

Desde a votação da MP dos Portos há um clima de confronto entre a bancada do PMDB na Câmara, comandada pelo líder Eduardo Cunha (RJ), e o governo Dilma. Cunha tentou mudar a MP dos Portos e conseguiu que sua bancada votasse praticamente unida com ele, mas foi derrotado nas votações.

Deputados do PMDB se queixam do tratamento dispensado a eles pelo Planalto e do corte de verbas em ministérios controlados pela sigla. (VALDO CRUZ)


Endereço da página:

Links no texto: